Você está aqui

Senai apresenta moda criativa

Uma coleção de roupas, adereços e calçados produzidos de forma ecologicamente correta poderá ser conferida de 2 a 4 de julho, na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), por meio de sua unidade de Moda e Design, apresenta o Projeto Gaia, que estimula a produção de artigos de moda que causem o mínimo de impacto ambiental. No dia 3, haverá um desfile com 12 looks completos.

Os tecidos utilizados são 100% algodão não alvejado. Pigmentos nas pinturas dos panos são de origem vegetal, aplicados de forma artesanal e manejo sustentável, como casca de cebola, arruda, macela, canela e erva-mate. O processo de modelagem também merece destaque. Por meio de uma técnica chamada moulage, as peças foram moldadas no próprio corpo humano, ou manequim, para que os cortes e montagens sejam estudados de forma que não gerem excesso de resíduos. Mesmo que isso ocorra, o restante é reutilizado na confecção de colares, bolsas ou cintos, resultando em um número muito reduzido de sobras.

O Projeto Gaia se preocupa em despertar uma reflexão dos processos mais usuais, buscando a consciência ambiental para que novas gerações produzam com responsabilidade sócio-ambiental. A iniciativa foi organizada com a participação dos três Centros Tecnológicos do Senai-RS: Calçado, Couro e Polímeros.

A exposição é gratuita e aberta ao público, com funcionamento das 8h30min às 17h30min. No dia 3, ocorrerá desfile de apresentação de todas as peças. Mais informações no telefone (51) 3347.8600.

Tags: 

Veja mais

FIERGS 25/07/2016 às 15h15
 O cenário de crise econômica no Brasil, que torna o crédito mais caro e restrito e, consequentemente, cria grandes entraves para a obtenção de capital...
Saiba mais
FIERGS 22/07/2016 às 12h59
 O Serviço Social da Indústria (Sesi) é a instituição mais lembrada no Brasil quando o assunto é saúde e segurança do trabalho.
Saiba mais
FIERGS 22/07/2016 às 12h52
O Senai-RS conquistou ouro (Tecnologia de Midia Impressa – Murilo Antunes da Silva, na foto), prata (Eletricidade Industrial – Gabriel Mendes) e bronze (...
Saiba mais