Senai conquista Prêmio de Responsabilidade Social

Instituição recebeu troféu promovido pela Assembléia Legislativa

O Senai conquistou na noite desta quarta-feira (03) o Prêmio de Responsabilidade Social promovido pela Assembléia Legislativa do Estado. A cerimônia de entrega ocorreu no Teatro Dante Barone e a instituição venceu em uma nova categoria: "Instituições de Ensino Profissionalizante com registro no Ministério da Educação". O "Troféu Responsabilidade Social" é concedido às organizações que apresentam, em cada categoria, o melhor nível de desempenho em termos de Responsabilidade Social, em avaliação procedida a partir do Balanço Social e do Relatório de Responsabilidade Social. O Senai-RS concorreu com os resultados de suas atividades do ano de 2007. No Relatório Social foram destacadas as ações dos programas Novos Horizontes e SER Senai.

O Programa Novos Horizontes é desenvolvido por meio de uma parceria entre Sesi-RS e Senai-RS. Ele promove a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade social, visando à melhoria da qualidade de vida, através de ações que contribuam para sua formação pessoal e profissional. Cursos gratuitos formam e preparam os jovens para o mercado de trabalho.

O Programa SER Senai busca incentivar o trabalho voluntário entre alunos da educação profissional e colaboradores da instituição, disseminando a consciência de solidariedade e responsabilidade. Através de ações comunitárias, o programa realiza melhorias, como cursos e reparos estruturais, em diversas instituições.

A comissão que concedeu a inédita conquista ao Senai avaliou a gestão socialmente responsável das empresas. Além do Balanço Social e do Relatório de Responsabilidade Social, os vencedores também são julgados quanto à qualidade da relação com os empregados, o cumprimento de cláusulas sociais, a participação dos empregados nos resultados econômicos, as possibilidades de desenvolvimento pessoal, bem como a forma de interação com a comunidade e a sua relação com o meio ambiente.

O Prêmio de Responsabilidade Social reconhece os esforços conjuntos na busca de uma sociedade melhor. Ele estimula o debate público e reforça a importância de atuações voltadas à melhoria na qualidade de vida da sociedade rio-grandense.

Desde 2005 o Senai participa da avaliação na qual sempre conquistou o "Certificado de Responsabilidade Social", concedido apenas para as instituições que apresentam seu Balanço Social e atingem a pontuação mínima estabelecida pela comissão.

Publicado quinta-feira, 4 de Dezembro de 2008 - 0h00