Você está aqui

Senai e Sesi apresentam inovações em Congresso Internacional

Um torno didático, uma selecionadora de remédios automática, um gaveteiro automatizado, um quadro branco que apaga sozinho e um canhão de água com controle remoto são as inovações que o Senai gaúcho apresentará durante o 5º Congresso Internacional de Inovação que acontece nos dias 30 e 31 de outubro de 2012, no Teatro do Sesi, em Porto Alegre. A Mostra Indústria de Ideias exibirá projetos produzidos por técnicos, docentes, alunos e empresas parceiras do Senai-RS. O Sesi também vai expor suas inovações como o Centro Cultural (que estará no estacionamento da entidade) uma Mostra de Ações Inclusivas, o Cozinha Brasil (também no estacionamento), apresentações artísticas e a Mostra Estilo Saudável Sesi. Com o tema Economia Criativa: Ideias e Ideais Gerando Riquezas, o evento, promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), Sesi-RS e Senai-RS, vai abordar assuntos como consumo colaborativo, educação e tecnologia na construção do futuro, economia verde e indústria do entretenimento, com especialistas de todo o mundo.

Steven Johnson, professor da New York University, crítico cultural com coluna no New York Times e no The Wall Street Journal, e autor do livro "De onde vêm as boas ideias?" será uma das atrações. Johnson defende o acesso irrestrito dos jovens aos videogames e sites de relacionamento. Conforme ele, este tipo de mídia possui virtudes intelectuais e cognitivas diferentes, mas não inferiores à leitura. Ele acredita que as grandes inovações contemporâneas não surgiram da necessidade dos consumidores, mas da capacidade de sermos criativos com recursos que estão disponíveis. Com sua experiência em neurobiologia, ele explica de modo simples, como a criatividade pode melhorar radicalmente o desempenho pessoal e organizacional, e como as novas formas de conexão influenciam os negócios e a economia.

A diretora do Collaborative Lab, Lauren Anderson, também estará no congresso falando sobre "Como o Consumo Colaborativo está influenciando a Indústria?" e Gerd Leonard, considerado um pensador líder e um dos principais futuristas de mídia do mundo, abordará "Indústria do Entretenimento". Com o tema Educação e Tecnologia na Construção do Futuro, a Khan Academy − uma escola totalmente virtual será apresentada pelo responsável por implementar e difundir seus métodos, Sundar Kabbarayan. O fundador da Physon Eletronics, empresa que produziu a primeira unidade flash USB com a tecnologia system on chip do mundo, K. S. Pua, também vai contar sua história. A empresa, da Malásia, valia mais de US$ 1 bilhão antes de completar 10 anos.

Este ano, o evento terá o Reino Unido como país parceiro, como parte da Temporada UKBrasil, desenvolvendo o tema Indústria Criativa no dia 31. O painel terá palestra de Nitin Dahad, que vai falar sobre Como o Reino Unido se Tornou Líder Mundial na Criação de Novas Experiências e Aplicações em Mídias Digitais, e de Mark Hillary sobre a cobertura dos jogos olímpicos pelas mídias sociais. Três cases serão apresentados: Pandorga Technologies, por Diego Moreira; FabriQate, por Aneesh Varma; e Alle Design, por Patricia Bruscato.

O evento contará ainda com a cerimônia de premiação do Prêmio Pesquisador Gaúcho − Fapergs, no dia 30, às 18h, e no dia 31, do Prêmio Finep de Inovação da Região Sul, a partir das 17h.

Veja mais

FIERGS 27/09/2016 às 17h28
Resultados. Isto é o que todos buscam. Mas para chegar até ele precisamos de um caminho. “O mais importante é a trajetória”.
Saiba mais
FIERGS 26/09/2016 às 15h41
O Instituto Euvaldo Lodi, integrante do Sistema FIERGS, promove dia 27 de setembro, no auditório da Unitec/Unisinos (Av. Unisinos, 950), o Talentos em...
Saiba mais
FIERGS 26/09/2016 às 15h33
Nos dias 28 e 29 de setembro, o Senai promove a 8ª edição do Mundo Senai. A iniciativa tem por objetivo abrir as portas da instituição para que a...
Saiba mais