Você está aqui

Senai premia vencedores da Olimpíada do Conhecimento 2012

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), integrante do Sistema FIERGS, premiou os vencedores da 7ª Olimpíada do Conhecimento. O evento, ocorrido durante o mês de maio em diversas cidades do Rio Grande do Sul teve a participação de 140 alunos da instituição competindo em 38 modalidades. Os primeiros colocados participam da etapa nacional do certame, que será realizado em São Paulo, no mês de novembro. "Entrelaçando a premiação de hoje com as tendências internacionais, reafirmo o compromisso do Sistema FIERGS de priorizar a área educacional, a capacitação profissional, e a formação de cidadãos", destacou o vice-presidente da FIERGS, Humberto Busnello que representou o presidente Heitor José Müller na solenidade. "Este evento resume a prática diária que se faz em todas as escolas administradas pelo Sistema FIERGS distribuídas no Rio Grande do Sul - do Senai, do Sesi, e nos cursos do IEL. Educação para nós não é só discurso : é prática", lembrou.

A Olimpíada do Conhecimento é uma disputa de profissões, promovida pelo Senai. Os alunos recebem uma tarefa de uma ocupação e tem que fazê-la num período de tempo. O objetivo é difundir as modernas tecnologias aos participantes, além de prepará-los para enfrentar as mais diferentes situações no desempenho de uma atividade profissional. "Para vocês, jovens alunos, o dia de hoje deve ter a marca da conquista pessoal. As medalhas devem ser exibidas com orgulho. E esta competição só tem vencedores: todos os participantes aprenderam que a realização no trabalho e na vida será alcançada sempre com muita inspiração, dedicação, e uma boa dose de transpiração", salientou Busnello, que ainda deixou uma mensagem aos participantes "Levem daqui a grande lição das Olimpíadas do Senai : a certeza de que estudar é a chave do futuro de cada um de vocês e o caminho certo para o desenvolvimento sustentado do nosso País.

"Este evento atinge metas mais amplas", enfatizou o diretor-regional do Senai-RS, José Zortéa. "Demonstra que estamos buscando o desenvolvimento e a inovação para podermos criar nosso próprio futuro. Até agora ainda corremos atrás do futuro criado por outras nações. Está na hora de nós fazermos o futuro. E ele só é possível com educação", concluiu.

A Olimpíada do Conhecimento acontece em diversas etapas: dentro da escola, no Estado e no Brasil. Os campeões estaduais estarão na competição nacional que será realizada em novembro, na cidade de São Paulo. Nas seis competições nacionais já realizadas, o Estado obteve 25 medalhas de ouro, 20, de prata e 27, de bronze. Os melhores do País participam do Torneio Internacional de Formação Profissional (Worldskills), onde no ano passado, a dupla de Mecatrônica (Caxias do Sul) recebeu medalha de ouro. O próximo ocorre em 2013, na Alemanha.

Veja mais

FIERGS 22/07/2016 às 12h59
 O Serviço Social da Indústria (Sesi) é a instituição mais lembrada no Brasil quando o assunto é saúde e segurança do trabalho.
Saiba mais
FIERGS 22/07/2016 às 12h52
O Senai-RS conquistou ouro (Tecnologia de Midia Impressa – Murilo Antunes da Silva, na foto), prata (Eletricidade Industrial – Gabriel Mendes) e bronze (...
Saiba mais
FIERGS 21/07/2016 às 14h52
Data de 1956 o registro da chegada dos primeiros japoneses ao Rio Grande do Sul, especialmente para atuar na agricultura. Hoje, são 1,8 milhão de...
Saiba mais