Senai recebe Prêmio Responsabilidade Social e Ambiental

O Senai-RS receberá no próximo dia 22 de dezembro, às 19h, o Troféu Destaque-RS do Prêmio de Responsabilidade Social, promovido pela Assembleia Legislativa 2009, na categoria Instituições de Ensino Profissionalizante. Através desse prêmio a Assembléia Legislativa de Porto Alegre visa incentivar as organizações gaúchas a desenvolver projetos para a promoção do bem-estar da sociedade e preservação do meio ambiente. No último dia 16, o CNTL Senai recebeu o Prêmio Responsabilidade Ambiental 2009.

O Relatório Social do Senai-RS de 2008, apresentado à AL, destacou as ações referentes aos programas sociais desenvolvidos pelo Senai (Programa Novos Horizontes e Ser Senai), bem como indicadores sociais internos e relativos às ações de proteção ao meio ambiente. O Programa Novos Horizontes promove a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade social, visando à melhoria da qualidade de vida, através de ações que contribuam para sua formação pessoal e profissional. É desenvolvido em parceria com o Sesi. O Programa Ser Senai visa incentivar o trabalho voluntário entre os alunos da educação profissional e colaboradores do Senai, disseminando a

consciência de solidariedade e responsabilidade. Através do programa são realizadas melhorias em instituições de cunho social, por meio de uma ação comunitária envolvendo os colaboradores e alunos da instituição.

O Senai-RS recebe desde 2005 o Certificado de Responsabilidade Social como reconhecimento de sua atuação voltada à melhoria na qualidade de vida da sociedade. Em 2008, foi também agraciado com o Troféu Responsabilidade Social, que reconhece as empresas cujo sistema de gestão obteve destaque pela busca de negócios sustentáveis.

Já o Centro Nacional de Tecnologias Limpas Senai (CNTL Senai) recebeu na quarta-feira, no Teatro São Pedro, o "Prêmio Responsabilidade Ambiental do Rio Grande do Sul 2009", promovido pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado, Associação Riograndense de Imprensa e Instituto Latino-Americano de Proteção Ambiental Borboleta Azul. O diretor da FIERGS e coordenador do Conselho de Meio Ambiente da entidade (Codema), Torvaldo Marzolla Filho, também foi destacado no evento. Criado em 2005, o Prêmio elege empresas, instituições e personalidades que tenham contribuído para a promoção da melhoria, preservação, conservação e recuperação do meio ambiente.

O CNTL Senai foi inaugurado em 1995 pela Organização Mundial das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep), com a finalidade de ser o Centro Nacional de Tecnologias Limpas Brasileiro. O CNTL oferece cursos e assessorias às empresas com o objetivo de incentivar o desenvolvimento sustentável, buscando uma maior eficiência dos processos produtivos, visando à prevenção da poluição e ganhos econômicos para as empresas.

Publicado sexta-feira, 18 de Dezembro de 2009 - 0h00