Você está aqui

Soldagem (Jorge Martins, do Senai de Santa Rosa) e Revestimento Cerâmico (Guilherme Dias, do Senai de Passo Fundo) levaram ouro nos desafios individuais da Olimpíada do Conhecimento que encerrou neste domingo, em Brasília. As pratas foram para Controle Industrial (William Daronch, Senai Santa Rosa), Manutenção industrial (Mauricio Uecker, Senai Santa Rosa) e Mecânica de Automóveis (Vithor Paquilin, Senai Automotivo) e o bronze em Hidráulica (Matheus Costa, Senai Passo Fundo). As provas individuais foram realizadas em paralelo ao Desafio por Equipe, no qual o Senai-RS conquistou uma prata com o MeqCar e um bronze com o Custom Car. Na pontuação geral, o Senai gaúcho ficou em quarto lugar, atrás de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina.
 
O projeto do Meqcar desenvolveu um carro compacto para um ocupante com motores elétricos, alimentados por baterias recicláveis, um sistema de reaproveitamento de energia cinética na frenagem do carro recarregando assim, em parte, a bateria. O sistema tem placa solar também para recarrega-la e um sistema de compartilhamento deste automóvel com outras pessoas. Outro ponto é o acabamento interno de fácil limpeza. O projeto teve o envolvimento de oito alunos do Senai de Santa Rosa e integra o desafio Tecnologia de Manufaturas e Engenharia. O bronze do Custom Car, desafio de Transporte e Logística, veio para um Ford Ka Sedan customizado com novas tendências na pintura automotiva, modificações estéticas e de performance no motor, como coletores de admissão e escape especiais e comando de válvulas. O automóvel usou sistemas multimídia atrelados a videogames e telas LCD, assim o veículo passa a ser também uma central de jogos. Quatro alunos do Senai Automotivo de Porto Alegre participaram. 
 
A maior competição de educação profissional das Américas foi realizada  de 10 a 13 de novembro, em Brasília. Promovida a cada dois anos pelo Senai em parceria com o Sesi, neste ano, contou também com a participação dos Institutos Federais de Educação. Durante a Olimpíada, o visitante pode acompanhar o dia a dia de várias profissões da indústria e assistir a alunos da educação profissional competindo em desafios por equipe. Nos quatro dias de provas, a competição, que reuniu 1.200 competidores na área externa do Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, recebeu mais de 118 mil visitantes.
 
Publicado segunda-feira, 14 de Novembro de 2016 - 11h11