Senai-RS conquista duas medalhas de ouro no maior torneio internacional de profissões

O Senai-RS conquistou duas medalhas de ouro no 42º Worldskills, maior torneio internacional de profissões, encerrada neste domingo (7), em Leipzig, na Alemanha. Henrique Baron e Maurício Toigo foram os campeões da modalidade de Mecatrônica e Ricardo Calvi Vivian, em Design Gráfico. O Brasil conquistou 12 medalhas , batendo o recorde do País. Foram quatro de ouro, cinco de prata e três de bronze. Na última edição, realizada em Londres há dois anos, o Brasil levou 11 medalhas − seis de ouro, três de prata e duas de bronze. Este ano, o País disputou em 37 das 46 ocupações do torneio, 50% a mais que na capital inglesa, para onde o País levou representantes em 25 categorias. Além das medalhas, o time brasileiro volta para casa com 15 diplomas de excelência.

A equipe brasileira contou com a participação de 41 jovens de até 21 anos. Trinta e sete deles saíram de cursos de formação oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e quatro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). No ranking dos 53 países que estiveram no torneio, o Brasil ficou em quinto lugar em número de medalhas, com 52 pontos, atrás de Coreia (89), Suíça (73), Taiwan (65), Japão (56).

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller, acompanhou o desempenho dos cinco representantes do Estado, em Leipzig. Ele ressaltou que as empresas precisam de profissionais preparados em todos os níveis, desde as diretorias até o chão de fábrica. "As pessoas são a alma da indústria. O sucesso do País nesse setor depende dos trabalhadores". Para Müller, a participação neste tipo de torneio incentiva que novos jovens ingressem na educação profissional.

O diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi, avalia como positivo o desempenho do Brasil no WolrdSkills 2013. Sua expectativa era que o país ficasse entre os cinco primeiros. "Estamos maiores, mais fortes e mais consistentes na competição. O objetivo de participar deste torneio é comparar a qualidade do ensino que fazemos no Brasil com o restante do mundo", diz.

No final da cerimônia de premiação, Lucchesi e o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, receberam a bandeira do WorldSkills. A próxima edição do torneio internacional ocorrerá de 11 a 16 de agosto de 2015, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo.

A comitiva do Rio Grande do Sul desembarca nesta terça-feira, 9h40min, no Aeroporto Salgado Filho. Além dos medalhistas, também participaram do torneio Lucas Cardoso (Impressão OffSet) e Pablo Facchin (Instalação de Água e Gás)

FIERGS 29/08/2016 às 16h52
 Na próxima segunda-feira (5), o Sesi abre oficialmente as portas de sua nova sede em Bento Gonçalves (na Av. Presidente Costa e Silva, 130).
FIERGS 26/08/2016 às 16h27
O Senai-RS estará na Expointer 2016, de 27 de agosto a 4 de setembro com uma Unidade Móvel Mecânica de Usinagem a CNC.
FIERGS 24/08/2016 às 15h43
 Embora tenham apresentado queda na relação com o mês anterior, os índices de produção (47,5 pontos) e o de número de empregados (46,3), revelam que a...