Você está aqui

Jorge Matheus Martins recebeu medalha de ouro no Desafio Individual de Soldagem, e Mateus Costa ficou com o bronze no de Hidráulica na Olimpíada do Conhecimento 2016, que está sendo realizada em Brasília. Martins integra a equipe do MeqCar, do Senai Santa Rosa, e Costa faz parte da equipe da Fyon House, do Senai Passo Fundo. Nesta sexta-feira (11), segundo dia da maior competição de educação profissional das Américas, organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi),os 41 times que disputam os sete grandes desafios apresentarão os projetos para os quais dedicaram os últimos meses em longas rotinas de treinos. Para o público que comparecer, será uma amostra do que são capazes os melhores alunos do ensino técnico do Brasil. 
 
No primeiro dia do evento, na quinta-feira (10), em Brasília, os competidores passaram por um período de ambientação, no qual se familiarizaram com os equipamentos e os instrumentos que utilizarão e os espaços onde as provas serão disputadas. Agora é a hora de os 240 alunos trabalhar em seus projetos integradores, como a casa popular inteligente, o carro tunado, o carro compartilhável não poluente e a produção de roupas multifuncionais. Paralelamente, seguem os desafios individuais.
 
O Senai-RS está participando com os seguintes projetos:
 
. O projeto da casa sustentável da equipe Fyon Sustentabilidade alia a conscientização da preservação do meio ambiente e o desenvolvimento de tecnologias. A equipe de oito alunos do Senai de Passo Fundo, planejou uma casa construída e mobiliada com madeira descartada, blocos de concreto e pneus usados. A cozinha foi feita com sucatas de três geladeiras, iluminação led e sistema termodinâmico para aquecimento. A abertura de portas e janelas, acendimento de luzes, ativação de alarmes, entre outras ações são controlados pelo celular por meio do sistema automatizado. O desafio é de Construções e Edificações.
 
. O Custom Car, desafio de Transporte e Logística, é um Ford Ka Sedan customizado com novas tendências na pintura automotiva, modificações estéticas e de performance no motor, como coletores de admissão e escape especiais e comando de válvulas. O automóvel tem ainda a utilização de sistemas multimídia atrelados a videogames e telas LCD, onde o veículo passa a ser também uma central de jogos. Quatro alunos do Senai Automotivo de Porto Alegre participam. 
 
. O projeto do Meqcar tem como objetivo desenvolver um carro compacto para um ocupante e não utilizar combustível fóssil. Por se tratar de um carro pequeno, há um melhor aproveitamento do espaço de circulação e estacionamento. Como diferencial, o MeqCar conta com motores elétricos, alimentados por baterias recicláveis, um sistema de reaproveitamento de energia cinética na frenagem do carro recarregando assim, em parte, a bateria. O sistema tem placa solar também para recarregar bateria e um sistema de compartilhamento deste automóvel com outras pessoas. Outro ponto é o acabamento interno de fácil limpeza. O projeto tem o envolvimento de oito alunos do Senai de Santa Rosa e integra o desafio Tecnologia de Manufaturas e Engenharia.
 
OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO
A maior competição de educação profissional das Américas ocorre de 10 a 13 de novembro, em Brasília. Promovida a cada dois anos pelo SENAI em parceria com o SESI, neste ano conta também com a participação dos Institutos Federais de Educação. Durante a Olimpíada, o visitante poderá acompanhar o dia a dia de várias profissões da indústria e assistir a alunos da educação profissional competindo em desafios por equipe.
 
Publicado sexta-feira, 11 de Novembro de 2016 - 15h15