Você está aqui

Senai-RS embarca em missão para o Haiti 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) embarca neste sábado (27) para uma missão ao Haiti. A viagem é fruto de acordo de cooperação técnica entre Brasil e Haiti, assinado em novembro, para implantar um centro de formação profissional no país caribenho, nos moldes das escolas do Senai. Pelo acordo firmado por Senai, Ministério das Relações Exteriores, governo do Haiti, Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o país contará com a expertise brasileira para qualificar profissionais que serão importantes para a reconstrução do país, atingido por um furacão, em outubro. O Senai gaúcho foi escolhido para a execução do projeto. 


Serão investidos US$ 17 milhões de recursos do Fundo de Reconstrução do Haiti, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Bando Mundial, em 2010, quando o país foi devastado por um terremoto que matou 200 mil pessoas e causou prejuízos de mais de US$ 10 bilhões. Pelo Projeto de Apoio à Formação Profissional no Haiti, em 42 meses, será instalado um centro de formação profissional com capacidade de treinar 3 mil estudantes por ano; também será realizado um programa de fortalecimento institucional de longo prazo para o Instituto Nacional de Formação Profissional e Técnica (INFP) visando ao desenvolvimento de sua capacidade de cumprir o seu mandato institucional de promover a formação profissional no Haiti e oferecer programas formativos para a população em geral em ocupações com alta empregabilidade ou alto potencial de auto-emprego.

Nesta primeira viagem de 10 dias, o grupo fará um diagnóstico para a escolha do melhor local para o centro profissional, assim como das áreas que a escola vai abranger. O retorno do grupo está previsto para o dia 9 de junho.
 

Publicado sexta-feira, 26 de Maio de 2017 - 14h14