Você está aqui

Senai-RS inaugura nova escola em Pelotas

 
As novas instalações do Centro de Educação Profissional Senai Eraldo Giacobbe foram inauguradas pelo presidente da FIERGS, Heitor José Müller, nesta quarta-feira (3). O espaço tem capacidade para atender até 400 alunos por turno. “No nosso Estado, a produção industrial é a mesma de 2004. Mas não podemos perder a visão de futuro. A FIERGS faz sua parte. Além de propor políticas públicas de incentivo à produção, procura dar suporte a uma indústria competitiva”, destacou. 
 
A unidade atenderá as áreas de Metalmecânica, Construção Civil, Eletroeletrônica, Segurança do Trabalho, Alimentos, Gestão/Logística, Refrigeração, Soldagem/Construção Naval, Têxtil e Tecnologia da Informação em seus 3,7 mil metros quadrados. São 13 salas de aula climatizadas e com projetores, dois laboratórios de informática, biblioteca, amplas oficinas, sala de reuniões, de instrutores e auditório com capacidade para 120 pessoas. O prédio foi adequado visando a uma maior sustentabilidade, com iluminação externa de lâmpadas LED, reuso de água da chuva com até 50 mil litros em cisternas; janelas amplas em PVC (mínimo de consumo de energia com luz do dia) e telhas termoacústicas, além de total acessibilidade em todos os ambientes. 
 
O diretor-regional do Senai-RS, Carlos Trein, ressaltou a importância da nova estrutura, uma antecipação das comemorações dos 40 anos da unidade, que acontece em 2016. Ele anunciou o início das atividades do Balcão de Ensaios Metrológicos, que agilizará a emissão de certificação para produtos das indústrias de Pelotas, por meio dos laboratórios do Senai.  Já o vice-presidente do Centro das Indústrias de Pelotas José Alfredo Laborda Knorr ressaltou a importância da escola do Sesi de Ensino Médio no município. "Uma iniciativa  pioneira, que vai render bons frutos para a educação da cidade e do Estado como um todo". 
 
Novos equipamentos foram adquiridos possibilitando ao Senai de Pelotas ampliar a abrangência de atendimento por meio da aquisição de 21 máquinas de costura industrial, máquinas de soldagem multiprocesso,  bancadas didáticas de simulação de defeitos, servoacionamentos e pneumática e hidráulica na automação, fornos e câmaras de crescimento para confeitaria e panificação, câmara fria, máquinas de medição tridimensional para metrologia, além do incremento dos cursos atuais, como a área de usinagem com a aquisição de dez tornos novos, serra fita, furadeiras, esmeris, já adequados à NR-12. 
 
Foto: Dudu Leal 
 
 
 
 
 

Veja mais

FIERGS 30/06/2016 às 11h52
A partir do primeiro trimestre de 2017, Porto Alegre será rota de emissão de vistos para os Estados Unidos. Nesse período, será reaberto o consulado do...
Saiba mais
FIERGS 29/06/2016 às 15h00
 Os alunos do Senai do Rio Grande do Sul estão na última etapa de preparação para Seletiva Worldskills 2017, que será em Abu Dhabi.
Saiba mais
FIERGS 27/06/2016 às 15h07
A Sondagem Industrial de maio, divulgada nesta segunda-feira (27) pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), revela que a produção e o...
Saiba mais