Você está aqui

Senai-RS treina delegação russa que vai participar de torneio internacional de profissões técnicas 

As unidades do Senai de Guaporé (Joalheria) e de Caxias do Sul (Mecatrônica) estão recebendo competidores da Worldskills Rússia para treinamento. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) foi contratado pelo Worldskills Russia para treinar experts, treinadores, competidores e líderes da equipe russa para a competição que acontecerá naquele país em 2019. Além da Joalheria e da Mecatrônica, o convênio acontece nas áreas de Webdesign, Tecnologia da Moda, Manufatura Integrada, Eletrônica e Design Gráfico, em outros Estados. Os russos estarão no Rio Grande do Sul até o dia 9 de abril. De 7 a 27 de maio será a vez dos brasileiros irem àquele país para finalizar a capacitação. 

O objetivo da delegação russa é melhorar posições no ranking da WorldSkills em Abu Dhabi e, principalmente, repetir o feito brasileiro de ser campeã em casa no próximo torneio. Na última competição, em 2015, os russos não conseguiram nenhuma medalha.

A Worldskills é a maior competição internacional de profissões. Na próxima semana, será realizado o simulado para continuidade do treinamento dos alunos que participam do certame este ano em Abu Dhabi. Os alunos do Senai-RS que buscam a vaga do time brasileiro são de Tecnologia de Mídia Impressa, Joalheira, Mecatrônica, Robótica, Design Gráfico e Pintura Automotiva. 

O Senai usa a competição, juntamente com a Olimpíada do Conhecimento, para avaliar seus cursos. As provas aplicadas nas duas competições têm como base as qualificações exigidas pelo mercado de trabalho e as atualizações tecnológicas que estão chegando às empresas. O desempenho dos alunos nas competições forma um conjunto de indicadores que ajuda a insitutição a avaliar a qualidade da educação profissional e a atualizar os currículos das suas escolas. Com isso, o Senai mantém seus cursos sintonizados com as necessidades das empresas, facilitando o ingresso de seus alunos no mercado de trabalho.
 

Publicado segunda-feira, 3 de Abril de 2017 - 11h11