Você está aqui

Senai-RS vai implantar em Caxias do Sul Instituto de Tecnologia em Mecatrônica

"Quando falamos em educar para transformar, estamos convictos de que esse caminho se constitui em requisito para o desenvolvimento sustentado que almejamos e merecemos. Quando falamos em tecnologia e inovação, da mesma maneira, não são apenas conceitos ou modismos. Ao empunhar as bandeiras da educação, da evolução tecnológica e da inovação, vamos além do discurso e colocamos em prática o que apregoamos" afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller, ao anunciar investimentos no valor de R$ 23 milhões para implantação do Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica, em Caxias do Sul, durante reunião almoço da Câmara de Indústria e Comércio (CIC) do município.

O diretor regional do Senai, José Zortea fez a apresentação do projeto, que é uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria ( CNI) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e ficará junto ao Centro Tecnológico de Mecatrônica e Automotivo já em operação em Caxias do Sul. Entre os serviços oferecidos pelo Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica para atender setores como o metalmecânico, plástico e construção civil estão diagnóstico, desenvolvimento, pesquisa e otimização de sistemas de produção; de projetos de eficiência energética; de sistemas automatizados; de sistemas robotizados; de produtos e sistemas eletrônicos; de projetos para automação predial; análises de manutenção preditiva e escopo e certificação de produtos e assessoria na implementação de sistemas de gerenciamento de ativos.

No Rio Grande do Sul, serão dois Institutos Senai de Inovação: o de soluções Integradas em Metal Mecânica e o de Engenharia de Polímeros, e mais cinco outros Institutos Senai de Tecnologia (Estancia Velha, Novo Hamburgo, Esteio, Porto Alegre e Bento Gonçalves).

Antes do anúncio, o presidente da FIERGS esteve reunido com empresários e lideranças do município, quando destacou a importância da região serrana como um dos mais importantes polos industriais do Brasil. Ainda em Caxias do Sul, Müller visitou as instalações do Centro Tecnológico de Mecatrônica e Automotivo do Senai.

Veja mais

FIERGS 1/12/2016 às 18h39
O presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul, Heitor José Müller, anunciou, nesta quinta-feira, o nome do sucessor para a...
Saiba mais
FIERGS 1/12/2016 às 18h21
As perspectivas do comércio internacional a partir de acordos como a Parceria Transpacífico (TPP), negociado entre Estados Unidos e 11 países do Pacífico...
Saiba mais
FIERGS 30/11/2016 às 18h53
“A redução na taxa de juros já era esperada. Entretanto, acreditamos que essa queda poderia ter sido maior.
Saiba mais