Sesi recebe adesão da Ecovix ao Projeto de Prevenção ao Uso de Drogas

A empresa Ecovix − Engevix Construções Oceânicas, de Rio Grande, aderiu na tarde desta quinta-feira (7) ao Projeto de Prevenção ao Uso de Drogas no Trabalho e na Família, parceria do Sesi-RS com a UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes). O contrato foi assinado na cidade de Rio Grande pelo diretor superintendente do Sesi-RS, Edison Lisboa, e o diretor geral do Estaleiro, Heder Clemente dos Santos. "O projeto proporciona a melhoria dos indicadores de saúde e segurança dos trabalhadores por meio da prevenção. Nesse sentido, com os conhecimentos e reflexões oferecidos é possível observar entre os trabalhadores atitudes e comportamentos mais saudáveis, além do adequado encaminhamento aos dependentes", afirmou Lisboa.

A metodologia já foi aplicada em 100 empresas do País e nove do Conesul, abrangendo mais de 153 mil colaboradores. "Foi verificada a redução de 9% no consumo de álcool. Além disso, houve diminuição de 8% no número de faltas, 32% nos atrasos e 27% em acidentes de trabalho", salienta Lisboa. Baseado na prevenção, o projeto não visa aos dependentes químicos, mas a todos os trabalhadores. Para sua implantação, a empresa é capacitada para trabalhar atividades de prevenção, por meio de comitês e desenvolvendo habilidades de abordagem com os líderes e área de saúde, segurança e medicina do trabalho.

Também são realizadas pesquisas que subsidiam a empresa na criação de seu próprio projeto e que mostra os resultados obtidos ao seu final, além de proporcionar o monitoramento das ações realizadas. O projeto também prevê a construção de uma política que regulamenta o uso de drogas na empresa, os recursos disponibilizados para o tratamento e prevenção e os comitês que irão desenvolver o projeto. A Ecovix conta hoje com 3,4 mil trabalhadores.

FIERGS 23/09/2016 às 16h25
O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) promove nos dias 3 (no Sindimetal – Rua José Bonifácio, 204, em São Leopoldo) e 4 de outubro (FIERGS – Av.
FIERGS 23/09/2016 às 15h42
O Sesi é o responsável pelo Centro de Bem-Estar que já está funcionando na General Motors, em Gravataí. O objetivo do espaço é evitar e prevenir doenças...
FIERGS 22/09/2016 às 16h22
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS) aumentou 2,7 pontos em setembro, e atingiu 55,4, o maior valor desde março de 2013.