Você está aqui

O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) assinaram na manhã desta quinta-feira um termo de cooperação com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) no Palácio Piratini. "Não existe país que se desenvolva no mundo sem uma educação satisfatória, ela é a base de tudo. Esperamos que essa parceria contribua para o avanço da educação do Estado", declarou o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, lembrando que, desde sua criação, o Sesi e o Senai já formaram 73 milhões de pessoas no Brasil. Já o governador do RS, José Ivo Sartori, afirmou que "estamos no início de uma caminhada para a qualidade da educação e da construção de grandes talentos. Uma oportunidade que não pode ser desperdiçada".


O acordo firmado entre Sesi-RS e a secretaria visa à formação gratuita de diretores de escola, professores, servidores da Seduc e Coordenadorias Regionais de Educação, por meio do curso Gestão para Educação de Qualidade – modalidade a distância. Serão 2.414 vagas e o objetivo é ampliar a oferta para até 100% das escolas gaúchas. A capacitação apoia os profissionais da educação a desenvolverem práticas de gestão, com incentivo da participação da comunidade escolar na reflexão e identificação dos seus principais problemas e potencialidades. Propõe o desenvolvimento de um planejamento e busca de soluções, com o acompanhamento e monitoramento dos processos e resultados, na busca permanente da melhoria dos indicadores de qualidade educacional. Esse trabalho é realizado há uma década junto a escolas municipais.   

Com o Senai-RS, a parceria prevê a oferta gratuita de 13 cursos de iniciação profissional e competências transversais EAD para alunos que estão cursando o Ensino Médio na rede estadual. Entre 2017 e 2018 serão oferecidas seis mil vagas nos seguintes cursos: Educação Ambiental, Consumo Consciente de Energia, Lógica de Programação, Fundamento da Logística, Noções Básicas de Mecânica Automotiva, Empreendedorismo, Desenho Arquitetônico, Metrologia, Finanças Pessoais, Segurança no Trabalho, Legislação Trabalhista, Tecnologia da Informação e Comunicação e Propriedade Intelectual.

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado quinta-feira, 28 de Setembro de 2017 - 14h14