Você está aqui

Sesi-RS entrega Prêmio Construindo a Nação

A educação e a inclusão social foram alguns dos temas dos trabalhos vencedores do Prêmio Construindo a Nação 2010-2011, promovido pela CNI e realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), integrante do Sistema FIERGS, em parceria com o Instituto da Cidadania Brasil. A iniciativa tem como objetivo estimular o desenvolvimento de projetos de cidadania com a participação de alunos da rede pública e privada. A proposta é torná-los protagonistas de ações voltadas às necessidades das comunidades no entorno de suas escolas. A cerimônia de entrega do prêmio aos trabalhos vencedores será dia 26 em abril, às 15h, na sede da FIERGS.

Os vencedores são:

Ensino Infantil

1º lugar: Escola Municipal de Educação Infantil José Flores Cruz - Montenegro

Projeto: Conhecer é Preciso − Desenvolvimento de atividades com o intuito de conscientizar a comunidade para a importância de pedir nota fiscal sempre que o indivíduo realizar uma compra.

2º lugar: EMEI Pimpolho − Quaraí

Projeto: Cidadania Ativa − Tem como objetivo valorizar a leitura.

Ensino Fundamental

1º lugar: Escola de Ensino Fundamental Menino Deus − Porto Alegre

Projeto: EEF Menino Deus, 80 anos de educação para paz − Criação do Núcleo de Cidadania e Voluntariado da escola com o objetivo de ser um instrumento de educação para a cidadania de seus estudantes.

2º lugar: Colégio Luterano da Paz − Porto Alegre

Projeto: Principais problemas enfrentados pelas comunidades no Bairro Sarandi de Porto Alegre e possíveis soluções − Levantamento de dados socioeconômicos e ambientais enfrentados pelas comunidades do bairro e possíveis soluções, buscando através destas melhorias para a comunidade da escola Luterano da Paz, bem como a população do Sarandi.

3º lugar: Escola Municipal de Ensino Fundamental Paul Harris − Santa Rosa

Projeto: Educação inclusiva: uma janela para o mundo − O objetivo é promover a inclusão de todos os alunos através de uma mudança de postura da comunidade escolar diante das diferenças humanas, com a valorização da diversidade, atendendo todos os alunos sem discriminação e reconhecendo as diferenças como fator de enriquecimento no processo educacional.

Ensino Médio

1º lugar: Escola Estadual de Ensino Médio Irmão José Otão − Caxias do Sul

Projeto: Brincar para aprender − Iniciativa que iniciou para proporcionar alguma atividade física aos alunos com deficiência e tornou-se um projeto amplo de inclusão: atualmente o grupo de voluntários compõe-se por mais de 60 alunos e vários professores envolvidos com confecção de material tátil e digitação para impressão em braile. Através de visitas a escolas e instituições são desenvolvidas atividades de recreação e contação de histórias para crianças de escola infantis e para crianças e adolescentes com deficiência.

2ºlugar: Colégio Estadual Divino Mestre − Paraí

Projeto: Resgatando valores: mostre o seu, valorize-se - O objetivo é aprimorar valores e atitudes, capacitando os alunos à busca de informações e uso competente de ações voltadas à solução de problemas da comunidade.

3º lugar: Instituto Estadual de Educação Tiradentes − Nova Prata

Projeto: Poluição ambiental, cidadania e reciclagem de óleo combustível através da fabricação de sabão. A intenção é inserir a conscientização da preservação ambiental com a simples atitude de separar em depósitos apropriados o óleo de cozinha utilizado em frituras. O projeto busca sensibilizar os estudantes a respeito dos danos causados ao meio ambiente quando se lança esses resíduos gordurosos na rede de esgoto.

Destaque Social: EEM José Antonio Ferronato − Três Palmeiras

Projeto: Exercendo a cidadania na prática

Categoria especial

Destaque Social: Programa Municipal de Educação Fiscal − Santa Maria

Projeto: Santa Maria, um lugar onde a cidadania acontece

Veja mais

FIERGS 29/06/2016 às 15h00
 Os alunos do Senai do Rio Grande do Sul estão na última etapa de preparação para Seletiva Worldskills 2017, que será em Abu Dhabi.
Saiba mais
FIERGS 27/06/2016 às 15h07
A Sondagem Industrial de maio, divulgada nesta segunda-feira (27) pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), revela que a produção e o...
Saiba mais
FIERGS 23/06/2016 às 14h54
Representantes de 11 empreendimentos assinaram na manhã desta quinta-feira (23), no Palácio Piratini, o incentivo do Fundo Operação Empresa (Fundopem)...
Saiba mais