O Plano de Ação para Internacionalização do Setor Energético foi lançado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios e da FIERGS, nessa quarta-feira, em Porto Alegre. A iniciativa tem como principal objetivo fomentar a participação das empresas no mercado externo para agregar inovação, parcerias estratégicas, investimentos, contatos comerciais e aumento da produtividade.

O coordenador do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás, Naval e Offshore da FIERGS, Marcus Coester, destacou na abertura do evento que esse plano de ação é um importante movimento para o desenvolvimento setorial brasileiro. “O petróleo responde por 50% da matriz energética do mundo e nesse contexto há muitas oportunidades para as empresas. As energias alternativas ainda estão longe de atender à demanda global, que continua crescendo”, afirmou Coester.

Entre as atividades que serão oferecidas estão capacitação, estudos e inteligência comercial, consultoria especializada, missões e encontros de negócios. Para isso, as ações contam com a parceria do Sebrae, da Apex-Brasil e do Enterprise Europe Network. O diretor-executivo de Petróleo, Gás, Bionergia e Petroquímica da AssociaçãoBrasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Alberto Machado Neto, abordou as tendências para o mercado de petróleo e gás. Segundo ele, o setor é um dos mais organizados no País, assim sendo, pode e deve ser utilizado como alavancador do processo de desenvolvimento nacional por meio da industrialização. “É um erro achar que politica industrial é só para desenvolver a indústria, é para desenvolver o País a partir da indústria, em todos os seus níveis, com ênfase nos setores onde tem maior potencial, mais oportunidades e permite maior geração de empregos”, defendeu.

Foto: Dudu Leal

Publicado quarta-feira, 29 de Abril de 2015 - 17h17