Você está aqui

Setor industrial promove a qualidade no ensino público

Sistema FIERGS e Estado assinaram convênio para atender 280 escolas

"Educação de Qualidade é fundamental para que o Brasil possa crescer. Países que passaram por muitas dificuldades e conseguiram se desenvolver tiveram a educação da população como base", afirmou o presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre, durante a cerimônia de assinatura do termo de cooperação para a Consultoria para a Educação de Qualidade entre a entidade, através do Sesi-RS, e o governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação. A metodologia, desenvolvida pelo Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Sul, integra o Programa Educação para Nova Indústria, lançado nacionalmente no ano passado pela Confederação Nacional da Indústria. "No mundo globalizado e competitivo que vivemos, é preciso estar aprendendo sempre", disse o industrial.

A iniciativa será colocada em prática em 280 escolas da rede pública estadual em todo o Rio Grande do Sul, a partir da segunda quinzena de abril, e tem como principais objetivos melhorar os indicadores de qualidade na educação, tais como de aprendizagem, reprovação, evasão e defasagem idade-série.

A secretária estadual de Educação, Mariza Abreu, destacou a importância da parceria público-privada. "Precisamos cada vez mais do apoio da iniciativa privada para melhorar a educação, já que é a base do desenvolvimento", salientou. "Também queremos aprender a buscar resultados, como o setor privado. Juntos, seremos capazes de encontrar o caminho para a retomada do crescimento do Estado", concluiu.

O evento foi transmitido por teleconferência para Guaíba, Gravataí, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, Bagé, Santo Ângelo, Erechim, Santa Rosa, Rio Grande, Livramento e Ijuí. As cidades foram selecionadas com base nos menores resultados do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado e cada sede terá uma turma com 20 escolas em 2008, totalizando 64 horas de capacitação no decorrer do ano. A Consultoria consiste na implantação de uma metodologia de gestão pela qualidade e é focada em sua melhoria contínua.

O convênio deverá atingir cerca de 77 mil alunos e 6 mil professores da rede estadual de ensino durante 2008.

Publicado quarta-feira, 19 de Março de 2008 - 0h00