O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), reuniu nessa terça-feira (19), em Porto Alegre, representantes de 20 sindicatos industriais do setor de calçados de várias regiões do País. No encontro, denominado Intercâmbio de Lideranças Setoriais, foram compartilhados conhecimentos, experiências e boas práticas, além de analisados os principais desafios para a competitividade. ”Hoje, enfrentamos um momento atípico no cenário brasileiro. Um momento crítico que desafia a nossa capacidade de superação. Como sempre, os maiores problemas estão fora das sedes dos sindicatos e muito além dos portões das fábricas. Temos que reordenar a finalidade incorreta que foi imposta aos sindicatos, como se tivessem sido criados apenas para tratar de dissídios coletivos. O erro está no conceito e na própria denominação, pois caberia utilizar as referências da ‘Negociação e do Acordo’. Aqui na FIERGS entendemos que os sindicatos existem para a promoção e a defesa dos interesses dos segmentos que representam, sendo importantes na composição do sistema democrático”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Heitor José Müller.

O presidente da FIERGS destacou que o desempenho industrial e a confiança dos empreendedores com a economia são declinantes e não há muito que ser comemorado em 2015. Segundo ele, a indústria calçadista ainda acumula questões próprias, como o dumping de produtos estrangeiros. “Então, como mudar esse cenário para que o próximo ano seja mais favorável? As empresas - individualmente - não teriam qualquer avanço, pois a força estaria dispersa. Por isto, e para isto, existem os sindicatos, que se filiam às federações, formando um sistema que multiplica a nossa força pela união. E a nossa união se reforça através da CNI. Assim, este intercâmbio setorial tem o mesmo sentido: buscar o fortalecimento da indústria calçadista como resultado da troca de experiências, do aprendizado conjunto e da cooperação. Cooperação e entendimento deveriam ser as palavras mais valorizadas, respeitadas, e praticadas no atual momento do Brasil. Entendimento acima de questões partidárias, ideológicas, concorrenciais ou regionais. E cooperação como atitude, visando o sucesso coletivo”, reforçou.

No evento, realizado pela FIERGS em parceria com a CNI, os pontos que nortearam as discussões foram gestão sindical, defesa de interesses, negociação coletiva e serviços aos associados. “Os sindicatos precisam se reinventar e se reposicionar para representar com sucesso as empresas diante de tantos novos desafios que surgem a cada dia”, salientou a gerente de Desenvolvimento Associativo da CNI, Camilla Cavalcanti. Por isso, segundo ela, o PDA oferece instrumentos para melhorar o ambiente de negócios e ampliar a competitividade das empresas. As frentes de atuação se concentram em pesquisas, cursos de gestão, ferramentas de comunicação, articulação sindical para defesa de interesses e fortalecimento da base empresarial, entre outros.

Entre as boas práticas na área sindical, ocorreu a apresentação do presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Renato Klein. Também fez parte da programação uma visita técnica ao Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos (IBTEC), em Novo Hamburgo.

Publicado Terça-feira, 19 de Maio de 2015 - 17h17