Você está aqui

Sistema FIERGS forma jovens em situação de vulnerabilidade social

Cursos do Sesi-RS e Senai-RS do Programa Novos Horizontes são ministrados gratuitamente em 42 municípios do Estado

Cento e setenta jovens da Região Metropolitana, que estavam em situação de vulnerabilidade social, receberam diploma do Programa Novos Horizontes, do Sistema FIERGS. A formatura, na sede da entidade, abriu uma nova perspectiva em suas vidas. O grupo representa as 34 turmas de todo o Estado. "Sei que a trajetória de vocês não tem sido fácil, mas os cursos que concluem hoje levarão a novas oportunidades de evolução social", disse o presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre, durante o evento. A iniciativa prepara jovens em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho, através de cursos gratuitos do Sesi-RS e Senai-RS. As aulas têm duração de um ano e são realizadas em diversas áreas, além de atividades visando à inclusão desses meninos e meninas na sociedade.

Entre os formandos estavam três medalhistas da Olimpíada do Conhecimento 2007 − etapa estadual do Senai-RS, que foram homenageados: Anderson Stopeira (medalha de ouro em Soldagem), é William Raí da Luz(medalha de prata em confecção de calçados) e Michel da Silva (medalha de prata em marcenaria).

O Novos Horizontes tem como objetivo contribuir para a qualidade de vida dos jovens, propiciando uma mudança cultural, além de garantir sua permanência na escola. Podem participar do curso, estudantes entre 14 e 16 anos, com renda familiar inferior a dois salários mínimos. Eles devem estar matriculados no ensino formal e ter concluído pelo menos a 5ª série do Ensino Fundamental.

Desde 2005, o programa beneficiou 2.674 jovens, em 42 municípios do Estado. "Mas o trabalho continua: anunciamos que o Programa Novos Horizontes terá 42 turmas em 2008, atingindo 900 meninos e meninas", informou Tigre.

Participaram do evento dez turmas da região Metropolitana representando as 34 de todo o Estado. São elas: Básico de Encadernação (CEP Senai de Artes Gráficas e CAT Sesi Rubem Berta − Porto Alegre), Básico em Mecânica Geral (AEP Senai Clemente Cífali e CAT Sesi Cachoeirinha), Básico em Mecânica Geral (CEP Senai de Eletromecânica e CAT Sesi Sapucaia do Sul), Básico em Mecânica Geral (CEP Senai Lindolfo Collor e CAT Sesi São Leopoldo), Básico em Mecânica Geral (EEP Senai Ney D. Ferreira e CAT Sesi Gravataí), Básico na Fabricação de Artefatos de Madeira e Derivados (AEP Senai Restinga e CAT Sesi Porto Alegre), Básico na Fabricação de Artefatos de Madeira e Derivados (EEP Visconde de Mauá e CAT Sesi Porto Alegre), Básico em Eletricista Instalador Predial (AEP Senai Restinga e CAT Sesi Porto Alegre), Básico em Eletricista Instalador Predial (CEP Senai Aj Renner e CAT Sesi Canoas), Básico em Instalações Residenciais de Gás (CEP Senai Nilo Betanin e CAT Sesi Esteio).

Veja mais

FIERGS 26/09/2016 às 15h41
O Instituto Euvaldo Lodi, integrante do Sistema FIERGS, promove dia 27 de setembro, no auditório da Unitec/Unisinos (Av. Unisinos, 950), o Talentos em...
Saiba mais
FIERGS 26/09/2016 às 15h33
Nos dias 28 e 29 de setembro, o Senai promove a 8ª edição do Mundo Senai. A iniciativa tem por objetivo abrir as portas da instituição para que a...
Saiba mais
FIERGS 23/09/2016 às 16h25
O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) promove nos dias 3 (no Sindimetal – Rua José Bonifácio, 204, em São Leopoldo) e 4 de outubro (FIERGS – Av.
Saiba mais