Sistema FIERGS inaugura nova sede do Senai-RS em Farroupilha

Foi inaugurada nesta segunda-feira (11), em Farroupilha, a nova sede do Centro de Educação Profissional Senai Adelino Miotti, na cidade de Farroupilha. A unidade passará a capacitar mais de 1.500 alunos por ano em setores industriais como metalmecânico, têxtil, coureiro-calçadista, construção civil, eletroeletrônica e alimentação.

Durante a cerimônia, o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, ressaltou que a obra, composta por dois pavilhões de 684 metros quadrados cada um, é uma conquista da comunidade de Farroupilha, que através da diversificação da economia e ação conjunta, tem alcançado altos índices de desenvolvimento. "Aqui vemos a integração das empresas, do governo e das instituições de ensino, assim como aconteceu com todas as nações que tiveram crescimento econômico vigoroso", enfatizou o industrial.

A expectativa é de aumento da demanda na unidade do Senai entre 30% e 40% já no próximo ano. No primeiro prédio da escola, há a área administrativa, oficina mecânica, laboratório de informática com 11 computadores para 25 alunos e duas salas de aula. No segundo, uma oficina têxtil e outra do calçado, uma sala de aula para 40 alunos e mais três com capacidade para 25 estudantes, além de outro laboratório de informática com 21 computadores para 40 pessoas. "É uma escola de primeiro mundo, que homenageia o industrial que trouxe o Senai para Farroupilha, há 21 anos", disse o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Farroupilha, Gervásio Silvestrin.

A cidade de Farroupilha tem um dos mais altos índices de empreendedorismo no Estado. No município que é a 20ª economia do Rio Grande do Sul, a cada dois dias, é aberta uma nova empresa. Também por isto, que várias entidades empresariais e organizações públicas se mobilizaram para que a construção fosse realizada. Além do Sistema FIERGS, foram parceiros a Prefeitura Municipal de Farroupilha, a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do município e os sindicatos das indústrias Metalúrgica, Mecânica e de Material Elétrico de Caxias do Sul, de Fiação e Tecelagem de Farroupilha, de Calçados e Artefatos de Farroupilha e de Materiais Plásticos do Nordeste Gaúcho. "Desde sempre, a qualificação de mão de obra é fator determinante para o desenvolvimento econômico. Por isto, esta unidade do Senai fará com que a indústria, que responde por cerca de 53% da nossa arrecadação, se desenvolva ainda mais", ressaltou o prefeito de Farroupilha, Ademir Baretta.

Publicado segunda-feira, 11 de Julho de 2011 - 0h00