Você está aqui

Sistema FIERGS traz economista Paulo Guedes a Porto Alegre

Educação Empresarial do IEL terá ainda Nouriel Roubini e James Teboul em agosto

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), integrante do Sistema FIERGS, promove dentro do Programa de Educação Empresarial o seminário Novos Cenários − Macroeconomia em Negócios, com os economistas Paulo Guedes e Marcelo Portugal, dia 15 de julho, às 16h, na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. Guedes, doutor em Economia pela Universidade de Chicago (EUA), que recentemente fundou o Grupo BR Investimentos, vai abordar a inflação mundial, a crise financeira dos Estados Unidos, a ascensão do euro, o preço das commodities e o crescimento global e as perspectivas para a economia brasileira. Portugal, doutor em Economia pela Universidade de Warwick e professor da Ufrgs, debaterá os desafios e oportunidades para o Brasil e o Rio Grande do Sul em 2008 e 2009.

O Programa de Educação Empresarial do IEL-RS tem por finalidade promover a competitividade da indústria através do desenvolvimento de lideranças e o aperfeiçoamento da gestão, contribuindo para a construção de ambientes favoráveis à inovação e ao empreendedorismo. As ações ocorrem por meio de parcerias com instituições de ensino locais e internacionais como, por exemplo, o Insead (França), escola de negócios para dirigentes empresariais com foco em gestão estratégica, e têm o propósito de buscar e desenhar projetos que atendam as demandas e despertem os empresários para a construção de uma nova indústria.

O programa vai promover, ainda, palestra com o economista e professor da Universidade de New York, Nouriel Roubini, no dia 19 de agosto, às 15h30min, evento em que será analisada a crise econômica dos Estados Unidos e até que ponto estes problemas poderão afetar países como o Brasil. Ainda no mesmo mês, dia 26, o professor do Insead (França), James Teboul, falará sobre Serviços em Cena − O diferencial que agrega valor ao seu negócio. O evento é uma parceria com o IEL Nacional.

Um dos maiores especialistas em Dominant Design, o professor da Universidade de Cincinnati (Estados Unidos), Jay Lee, que esteve na FIERGS em novembro do ano passado, retornará nos dias 1º e 2 de setembro para aprofundar o tema da inovação em desenvolvimento de produtos e serviços inteligentes junto a executivos e profissionais de PD&I. Para outubro, o Programa de Educação Empresarial do IEL-RS prepara seminários executivos de Gestão da Inovação em Áreas Tecnológicas, em parceria com a Sociedade Fraunhoffer (Alemanha). Com a Bain & Company, empresa internacional de consultoria em gestão, com escritório em São Paulo, será realizado um Workshop de Ferramentas de Gestão com Foco em Administração de Alto Impacto.

Publicado quinta-feira, 10 de Julho de 2008 - 0h00