Você está aqui

Talentos em debate promove discussão sobre empreendedorismo

"A única barreira hoje é a imaginação". Assim a escritora e chief magic officer da Fiap - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, Nathalie Trutmann, iniciou sua palestra. "Antes eu era a responsável pela inovação, mas a denominação chief magic officer me abriu novas oportunidades de criação", disse ela na manhã desta quinta-feira, durante o Talentos em Debate, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) e Sesi-RS, na sede da FIERGS. Formada pelo Insead e Universidade da Califórnia, Nathalie, que escreveu o livro "Manual para Jovens Sonhadores", deu algumas dicas para os mais de 700 jovens que assistiram ao evento.

A primeira foi "Não faça suas escolhas só por dinheiro". "Opte por algo que faça você aprender mais", salientou. Liberte-se da vergonha, foi o segundo conselho dela, que nasceu na Guatemala e já trabalhou nos Estados Unidos, Nova Zelândia e Sri Lanka. A terceira é celebre suas cicatrizes. "A ideia é mostrar que os sofrimentos nos trazem aprendizados",comentou. "Aprenda a escutar seu coração", foi a quarta lição de Nathalie. "Não somos um produto terminado. Temos que estar abertos ao acaso", afirmou ela, ressaltando que é importante também ter jogo de cintura. Encante-se com seus fracassos é a quinta dica. "Descer um degrau pode ser o impulso que você precisa para ir mais longe", destacou. "Escolha bem seus companheiros é o sexto conselho e, de preferência, opte pelos mais malucos", aconselhou. A última foi curta muito a sua jornada. "Faça um inventário mensal ou semanal sobre as coisas boas que aconteceram. Esta lista pode ser útil em momentos de fracasso", concluiu.

Jonathan Assayag foi o segundo palestrante. CEO e cofundador da Lema21, uma nova marca de óculos online conhecida por oferecer produto de alta qualidade e design a preço justo apenas pela internet, Assayag mostrou como, aos 31 anos, já conta com uma empresa premiada em 2013 como "Site Mais Inovador do Brasil" e em 2012 como Melhor Business Plan da América Latina, pela Harvard Business School.

Ele apresentou aos jovens seus cinco principais aprendizados como empreendedor: 1)Identifique o que você quer da vida, 2) Priorize suas metas e mergulhe com paixão, 3) Busque mentores (formais e informais), 4) Aprenda com seus erros e 5) Tenha uma atitude positiva. Assayag lembrou a importância de se autoconhecer e de não ter medo de dizer que não entendeu algo. "Se você quer alguma coisa, deve sair da zona de conforto", disse ele.

Veja mais

FIERGS 29/06/2016 às 15h00
 Os alunos do Senai do Rio Grande do Sul estão na última etapa de preparação para Seletiva Worldskills 2017, que será em Abu Dhabi.
Saiba mais
FIERGS 27/06/2016 às 15h07
A Sondagem Industrial de maio, divulgada nesta segunda-feira (27) pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), revela que a produção e o...
Saiba mais
FIERGS 23/06/2016 às 14h54
Representantes de 11 empreendimentos assinaram na manhã desta quinta-feira (23), no Palácio Piratini, o incentivo do Fundo Operação Empresa (Fundopem)...
Saiba mais