Você está aqui

Talentos em debate promove discussão sobre empreendedorismo

"A única barreira hoje é a imaginação". Assim a escritora e chief magic officer da Fiap - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, Nathalie Trutmann, iniciou sua palestra. "Antes eu era a responsável pela inovação, mas a denominação chief magic officer me abriu novas oportunidades de criação", disse ela na manhã desta quinta-feira, durante o Talentos em Debate, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) e Sesi-RS, na sede da FIERGS. Formada pelo Insead e Universidade da Califórnia, Nathalie, que escreveu o livro "Manual para Jovens Sonhadores", deu algumas dicas para os mais de 700 jovens que assistiram ao evento.

A primeira foi "Não faça suas escolhas só por dinheiro". "Opte por algo que faça você aprender mais", salientou. Liberte-se da vergonha, foi o segundo conselho dela, que nasceu na Guatemala e já trabalhou nos Estados Unidos, Nova Zelândia e Sri Lanka. A terceira é celebre suas cicatrizes. "A ideia é mostrar que os sofrimentos nos trazem aprendizados",comentou. "Aprenda a escutar seu coração", foi a quarta lição de Nathalie. "Não somos um produto terminado. Temos que estar abertos ao acaso", afirmou ela, ressaltando que é importante também ter jogo de cintura. Encante-se com seus fracassos é a quinta dica. "Descer um degrau pode ser o impulso que você precisa para ir mais longe", destacou. "Escolha bem seus companheiros é o sexto conselho e, de preferência, opte pelos mais malucos", aconselhou. A última foi curta muito a sua jornada. "Faça um inventário mensal ou semanal sobre as coisas boas que aconteceram. Esta lista pode ser útil em momentos de fracasso", concluiu.

Jonathan Assayag foi o segundo palestrante. CEO e cofundador da Lema21, uma nova marca de óculos online conhecida por oferecer produto de alta qualidade e design a preço justo apenas pela internet, Assayag mostrou como, aos 31 anos, já conta com uma empresa premiada em 2013 como "Site Mais Inovador do Brasil" e em 2012 como Melhor Business Plan da América Latina, pela Harvard Business School.

Ele apresentou aos jovens seus cinco principais aprendizados como empreendedor: 1)Identifique o que você quer da vida, 2) Priorize suas metas e mergulhe com paixão, 3) Busque mentores (formais e informais), 4) Aprenda com seus erros e 5) Tenha uma atitude positiva. Assayag lembrou a importância de se autoconhecer e de não ter medo de dizer que não entendeu algo. "Se você quer alguma coisa, deve sair da zona de conforto", disse ele.

Veja mais

FIERGS 28/07/2016 às 16h28
A Sondagem Industrial de junho, divulgada nesta quinta-feira (28) pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), revela uma retração no...
Saiba mais
FIERGS 25/07/2016 às 15h15
 O cenário de crise econômica no Brasil, que torna o crédito mais caro e restrito e, consequentemente, cria grandes entraves para a obtenção de capital...
Saiba mais
FIERGS 22/07/2016 às 12h59
 O Serviço Social da Indústria (Sesi) é a instituição mais lembrada no Brasil quando o assunto é saúde e segurança do trabalho.
Saiba mais