Você está aqui

Trabalho da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais será transformado em produto turístico

A tecnologia social desenvolvida de forma pioneira no Rio Grande do Sul por meio da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais (FGBS), ligada ao Conselho de Cidadania da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), desperta o interesse de visitantes de diferentes Estados e países. Por conta disso, a fundação e a Secretaria de Turismo de Porto Alegre (SMTUR) assinaram na tarde desta quinta-feira um termo de cooperação para unir experiências e formatar esse trabalho como produto de projeção turística da Capital.

Com a parceria, o atendimento a este fluxo de pessoas será organizado como serviço turístico. "O setor industrial tem uma longa história de responsabilidade social, são mais de seis décadas de atuação do Sesi e do Senai. No entanto, as emergências e urgências da sociedade exigiram que se fizesse ainda mais e a FIERGS criou o Banco de Alimentos, originando essa entidade, para transformar o desperdício em benefício social", declarou o presidente da FIERGS, Heitor José Müller. Também participaram da assinatura, na sede da FGBS, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; e o coordenador do Conselho de Cidadania, Jorge Luiz Buneder.

A parceria prevê ainda a qualificação de trabalhadores dos Bancos Sociais pela Escola Social do Turismo, da SMTUR, com a oferta de um workshop cujo conteúdo capacita os participantes com informações sobre a cidade.

O secretário do Turismo, Luiz Fernando Moraes, falou da inovação inusitada de mesclar turismo e ações sociais. "Porto Alegre dispõe do maior sistema empresarial de Bancos Sociais. É importante na área de negócios e eventos, mas fundamentalmente na área da sustentabilidade. Nada melhor do que unir as duas pontas", avaliou Moraes.

Criado em Porto Alegre, o Banco de Alimentos completa 11 anos e é o carro-chefe da Fundação, que hoje atua em 13 segmentos como o de Refeições Coletivas, Materiais de Construção, Vestuário, Mobiliários, Projetos Comunitários, de Voluntários, Órgãos e Transplantes.

Veja mais

FIERGS 18/01/2017 às 14h58
O Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) voltou a crescer em novembro de 2016, na comparação com o mês anterior, feito o ajuste sazonal.
Saiba mais
FIERGS 16/01/2017 às 16h21
A produção industrial gaúcha surpreendeu no mês de novembro, e com 51,1 pontos cresceu em relação a outubro, contrariando a sazonalidade negativa do...
Saiba mais
FIERGS 12/01/2017 às 15h22
O ano de 2016 fechou com as exportações em queda no Rio Grande do Sul. Ao somarem um total de US$ 16,6 bilhões no acumulado dos 12 meses, caíram 5,4% em...
Saiba mais