Em encontro com o governador do Vêneto, Lucca Zaia, no Palazzo Balbbi, em Veneza; nesta sexta-feira (21), o governador José Ivo Sartori e o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller, buscaram reforçar as relações econômicas, culturais, técnicas e científicas entre o Estado e a Itália. Esta região italiana abriga 5 milhões de habitantes em sete províncias, 600 mil empresas, e possui um Produto Interno Bruto de 150 bilhões de euros. “Somos o segundo Estado polo metalmecânico da América Latina, temos 52 mil indústrias e os maiores produtores de máquinas agrícolas. Quase metade do PIB gaúcho corresponde ao setor primário”, destacou Sartori a Zaia.

Na reunião, foi cogitada também uma parceria no setor de vinhos, a ser discutida entre a Secretaria da Agricultura e o ministro da Agricultura do Vêneto, Giuseppe Pan. O presidente da FIERGS fez uma apresentação das possibilidades de intercâmbio com o Rio Grande do Sul a líderes políticos e empresariais italianos. Esta foi a última etapa da missão gaúcha à Europa, que esteve ainda no 34º Encontro Econômico Brasil Alemanha, na cidade de Weimar, e na Feira Sial, Paris, na capital francesa.

Na quinta-feira, ainda em Paris, Heitor José Müller e o governador estiveram com o embaixador do Brasil, Paulo César de Oliveira Campos, que recebeu a delegação gaúcha na sede da embaixada.

Publicado sexta-feira, 21 de Outubro de 2016 - 15h15