Uruguai é oportunidade de investimento para empresas gaúchas

A menor taxa de corrupção, um dos melhores índices de qualidade de vida da América Latina, um sistema tributário único em todo seu território e taxa de analfabetismo de 2%. Essas são algumas características do Uruguai, país que faz fronteira com o Rio Grande do Sul e oferece oportunidades para investimentos. O assunto foi tratado no evento Encontro de Negócios Brasil-Uruguai, realizado na sede da FIERGS, nesta segunda-feira, uma parceria entre o Centro Internacional de Negócios (CIN-RS) e o governo daquela nação.

O diretor-executivo da Agência de Promoção de Investimentos do Uruguai, Antonio Carámbula Sagasti, lembrou que o Brasil é um dos maiores parceiros comerciais e que há oportunidades para ampliar essa relação. Já a cônsul-geral do país, Karla Beszkidnyak, destacou a segurança jurídica e a desburocratização da nação vizinha. “Em até 50 dias, são emitidos os documentos para que um brasileiro se transfira para o nosso território”, relatou.

De acordo com dados da representante do Departamento de Promoção ao Investimento uruguaio, Paola Leites de Moraes, conjuntamente com o Peru, seu país registrou o maior índice de crescimento econômico da América Latina nos últimos dez anos – média de 4,2%. Também foram apresentados cases de empresas de sucesso instaladas por lá, Kia Sun Motors e a Comissária Pibernat. Ao final do evento, foram realizados encontros de negócios entre brasileiros e uruguaios.

Publicado segunda-feira, 25 de Abril de 2016 - 15h15