Você está aqui

Valores e conhecimento são os lemas do torneio de robótica

A animação tomou conta do Centro de Eventos FIERGS na manhã desta sexta-feira. O 1º Torneio de Robótica, realizado em parceria entre o Sesi-RS,  Sesi Nacional e a First Lego League (FLL), começou com as 29 equipes decorando seus pits e aguardando o apito inicial. A intenção é despertar o interesse das crianças e jovens por ciências e matemática e contribuir para formar futuros engenheiros e cientistas. “O que se quer não é somente robôs funcionando, mas que as equipes saibam trabalhar em cooperação, respeito, aprendendo de forma lúdica a buscar e tratar informações. Nossa intenção é ajudar na promoção da educação básica do País”, explica o diretor-superintendente do Sesi-RS, Edison Lisboa. O torneio segue hoje e amanhã. As seis melhores se classificam para o torneio nacional, que será realizado em abril em Brasílias. As equipes são compostas por de quatro a dez estudantes entre 9 e 16 anos, um técnico e um mentor. A intenção é proporcionar uma experiência divertida e criativa, desafiar as crianças a resolverem problemas do mundo real usando a robótica e ensiná-las a experimentar e superar obstáculos, construindo assim a autoestima, confiança, conhecimento e habilidades para a vida, por meio da diversão em ciência e tecnologia. O desafio é fazer o robô realizar tarefas em três rounds de 2’30’’, criar e apresentar uma solução inovadora para um aspecto do desafio, e projetar e construir um robô autônomo com códigos claros e eficientes.  A avaliação leva em consideração desde a inspiração e os valores, até o design do robô e a solução encontrada.
 
Participam do evento as seguintes equipes da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre: ATX-Max (EMEF Prof. Anísio Teixeira), Equipe Elétrica (EMEF Timbaúva), Fênix Robots (EMEF Saint' Hilaire), Ildobótica (EMEF Gov. Ildo Meneghetti), Lobóticos (EMEF Heitor Villa Lobos), Legol (EMEF José Mariano Beck), Legosurdo (EMEF de Surdos Bilingue Salomão Watnick), Robonerdes (EMEF Profª Ana Íris do Amaral), Tecnodolores (EMEF Dolores Alcaraz Caldas) e XC 274.
             
Equipes do Sesi-RS: Brainstorm (Pelotas), Cinnabotics (Canela), Contrulandia (Guaíba),  Lego Heroes (Pelotas) e Lego of Legends (Pelotas). 
Equipes de Santa Catarina: BrusqueRob (Brusque),  Team Legends (Joinvile), Tecnorreco (Brusque) e The Guys from Lego (Joinvile). 
             
Outras instituições: Androids  (Colégio Coração de Maria - Esteio), Esparta ( Escola Raio de Luz - Caxias do Sul), Esquadrão Garança (Colégio Militar de Santa Maria),  Evolutech (Escola de Ensino Fundamental Evolução –Veranópolis), Just For Fun (Colégio Pio XII - Novo Hamburgo), Legonautas (São José Instituto de Educação – Montenegro), Scratch (Grupo Setrem -Três de Maio),Tecnoway (Grupo Educacional Caminho do Saber  - Caxias do Sul), HamburgoBots (grupo de escolas públicas de Novo Hamburgo), Spartanos Robots (Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Restinga/Porto Alegre)
 
 
 
 
Publicado sexta-feira, 19 de Dezembro de 2014 - 10h10