Yeda anuncia medidas para a indústria gaúcha

A governadora Yeda Crusius participou, na terça-feira (18), de uma reunião de trabalho com o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, e representantes de sindicatos industriais. Acompanhada de seis secretários de Estado, ela anunciou na sede da entidade medidas para estimular a competitividade do setor produtivo gaúcho. A modernização do Fundopem e a redução alíquotas tributárias para bens de capital estão entre as decisões que serão implementadas.

Para o Fundopem, Yeda destacou que o Rio Grande do Sul terá uma ferramenta atualizada de atração de empreendimentos e de expansão dos já existentes. Já em relação à diminuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) para o setor de bens de capital, disse que a economia gaúcha não pode perder para a guerra fiscal no País. "Por isto, o governo permanece atento a fim de adotar as medidas necessárias e possíveis", destacou.

O corte do tributo, segundo a governadora, será feito "com cautela, chegando gradativamente a 12%, respeitando as condições fiscais conquistadas, dentro da segurança jurídica". O secretário da Fazenda, Ricardo Englert, explicou que a redução será feita de quatro em quatro meses, com queda de um ponto percentual a cada quadrimestre.

Nove segmentos industriais foram atendidos individualmente pela governadora (Bens de Capital, Metal-Mecânico, Máquinas Agrícolas, Papel e Papelão, Plástico, Carnes, Laticínios, Têxtil e Vestuário), além de representantes dos Conselhos de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Concex) e Assuntos Tributários, Legais e Financeiros (Contec) da FIERGS. Logo após, a governadora Yeda Crusius participou da reunião das Diretorias da entidade e destacou que o documento da FIERGS, enviado em abril deste ano, é a pauta de competitividade que o secretariado estadual vem trabalhando.

FIERGS 23/09/2016 às 16h25
O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) promove nos dias 3 (no Sindimetal – Rua José Bonifácio, 204, em São Leopoldo) e 4 de outubro (FIERGS – Av.
FIERGS 23/09/2016 às 15h42
O Sesi é o responsável pelo Centro de Bem-Estar que já está funcionando na General Motors, em Gravataí. O objetivo do espaço é evitar e prevenir doenças...
FIERGS 22/09/2016 às 16h22
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS) aumentou 2,7 pontos em setembro, e atingiu 55,4, o maior valor desde março de 2013.