Você está aqui

Procompi

 

O Procompi é um programa de apoio à competitividade das micro e pequenas indústrias, resultante de uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) nacional, e está operando desde 1998. Foi encerrada a 3ª edição em 2009, e iniciou-se em 2010 uma nova edição, com duração até 2015.
 
O Programa objetiva elevar a competitividade das empresas industriais de menor porte, por meio do estímulo à cooperação entre as empresas, à organização do setor e ao desenvolvimento empresarial e territorial.
 
Pressupostos estratégicos
Fortalecimento das micro e pequenas indústrias no contexto de seu território e do setor produtivo; atuação em ações coletivas; maior integração com outras instituições, induzindo ao desenvolvimento sustentável.
 
Tipos de projetos
 O Procompi financia projetos setoriais e em Arranjos Produtivos Locais (APLs), com público alvo de no mínimo 25 empresas industriais de micro e pequeno portes (critério de faturamento da Lei Geral das MPE).
 
Os projetos visam:
  • Formar núcleos setoriais que estimulem a cooperação entre as empresas, para discussão e enfrentamento dos problemas comuns;
  • Atender a ações estruturantes no APL;
  • Atender a ações específicas priorizadas pelos empresários.
 
Mecanismo de gestão
O Programa é gerenciado pelo Comitê Nacional, composto por representantes da Confederação Nacional da Indústria CNI e da Unidade de Atendimento Coletivo Indústria (Uacin) do SEBRAE nacional.
 
Os projetos são executados pelas Federações Estaduais de Indústria, em parceria com o SEBRAE local.
 

 

Assista ao vídeo do Procompi: