Você está aqui

Parceria

Senai-RS integra novo complexo da John Deere em Horizontina

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) inaugurou nesta quinta-feira (14) a nova unidade que integra o complexo cultural Memorial da Evolução Agrícola, do Instituto John Deere, em Horizontina. Com 1.175,56 m² no Prédio Fabril, a nova escola tem capacidade para atender até 200 alunos por turno e vai oferecer o dobro de cursos do espaço anterior em três salas de aula e um laboratório, além do Senai Lab.

Senai e Prefeitura de São Leopoldo lançam Senai Lab para 2024

O Programa Senai Lab – Trilhas de Aprendizagem foi lançado esta semana na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Zaira Hauschild, em São Leopoldo, numa parceria do Senai com a prefeitura, com apoio do Sindimetal-SL e Câmara Temática da Indústria.  Com início em 2024, o programa prevê a disponibilidade gratuita de até 450 vagas de formação inicial em mecatrônica para estudantes dos anos finais do ensino fundamental e da etapa final da Educação de Jovens de Adultos (EJA) da rede municipal de educação. 

Senai-RS e Secretaria da Ciência e Tecnologia firmam protocolo de intenções em prol da inovação na agroindústria

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado firmaram um termo de intenções de ações conjuntas para contribuir com o desenvolvimento de tecnologias para a agricultura. O documento foi assinado pelo diretor-regional do Senai-RS, Carlos Trein (foto), pela secretaria de Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, e pelo gerente da Divisão de  Inovação e Tecnologia do Senai-RS, Victor Gomes, na tarde desta terça-feira, na RS Inovation Agro, durante a Expointer, em Esteio.

FIERGS e Senai-RS renovam protocolo com Ministério da Defesa

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) e o Ministério da Defesa (MD) assinaram, na quarta-feira, na sede da FIERGS, o Termo Aditivo ao Protocolo de Intenções Mútuas Nº7 SEPROD/2021-MD. O objetivo é renovar e prorrogar a vigência do protocolo firmado em 2021, que busca a definir as formas de incentivar e facilitar a integração entre FIERGS, Senai-RS e o MD a fim de fortalecer o elo entre os Institutos de Ciência e Tecnologia, indústria e governo.

Senai apresenta resultados de projeto em parceria com sindicato

O projeto Do Lean à Indústria 4.0 teve seus resultados apresentados em novembro e dezembro. Com o objetivo de contribuir para aumentar a produtividade das empresas do setor metalmecânico da Serra gaúcha, o projeto é do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) e Sebrae-RS, e apoio do Sicredi. 

FIERGS adere ao programa Copinho Legal

O programa Copinho Legal, promovido pelo Instituto SustenPlást, agora faz parte dos projetos de descarte correto de materiais plásticos executados na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). A iniciativa objetiva recolher copos, talheres, pratos e outros itens plásticos descartados pela FIERGS e designá-los ao programa socioambiental, seguindo o conhecido modelo do Tampinha Legal, que destinará o valor arrecadado para o Cerepal, entidade assistencial participante contemplada.

Programa com foco em inovação aberta Startup Lab Hélice recebe inscrições

O programa Startup Lab Hélice, realizado pela Secretaria de Inovação e Tecnologia do Estado, apoiado pela FIERGS, por meio do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), e com a coexecução do Instituto Hélice, objetiva fortalecer o ecossistema empreendedor gaúcho. O foco é a inovação aberta e intensiva em conhecimento, promovendo a conexão entre grandes empresas e startups do Rio Grande do Sul e apresentando para o Estado um plano de retomada econômica.

Senai lança mais uma chamada para o Programa Rota 2030

Estão abertas as inscrições para o segundo ciclo do Programa Rota 2030. A previsão é de 150 atendimentos de manufatura enxuta e digitalização (categoria hands on) em todo o País, com consultorias gratuitas para a empresa (100% subsidiadas) e garantia de aumento da produtividade de, no mínimo, 10%. No ciclo finalizado em outubro, o Rio Grande do Sul inscreveu 19 propostas e aprovou 13, que serão atendidos  pelos Institutos do Senai de Tecnologia(IST Calçado e Logística Industrial – Novo Hamburgo, IST Madeira e Mobiliário – Bento Gonçalves e IST Mecatrônica – Caxias do Sul).

Senai desenvolve produto que possibilita triagem remota de pacientes com coronavirus

O Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica desenvolveu juntamente com a empresa Novus uma nova tecnologia que vai evitar que profissionais de saúde que atuam nas triagens de unidades hospitalares fiquem expostos no momento do atendimento inicial a pacientes que suspeitam de Coronavírus.