Você está aqui

A cadeia metalmecânica e eletroeletrônica de São Leopoldo e região teve um dia de conexões e oportunidades durante o 21° Encontro de Negócios do Sindimetal-RS, realizado na terça-feira (12). Em parceria com o Sebrae-RS e com apoio do Sicredi, o evento reuniu cerca de 200 empresas compradoras e fornecedoras em busca de parcerias e novos negócios.
 

Promovido na sede da entidade, a programação foi dividida em dois momentos: Sessão de Negócios, no turno da manhã, e o Projeto Comprador, à tarde. Focado em promover reuniões entre pequenas e grandes empresas, vendedoras e compradoras, o evento teve como tônica as agendas e a efetivação de negócios.

Entre as compradoras desta edição estiveram: FIERGS, Astória, Arauterm, Biscoitos Zagonel, Darcy Pacheco Soluções de Peso, Gedore, Mundial S/A, Nexteer, Pandrol, TMSA, TRIEL-HT, entre outras. De acordo com a organização, o objetivo principal foi criar um ambiente favorável para a aproximação entre representantes de diferentes portes, fomentando negócios e fortalecendo a competitividade do setor. “Que o evento possa incrementar o networking dos participantes, onde os ‘representantes’ da oferta encontrem os ‘representantes’ da demanda, formando os seus negócios”, destacou o secretário executivo do Sindimetal-RS, Carlos Trein.

Dinamismo na Sessão de Negócios

Pela manhã, sete ciclos de apresentações movimentaram a Sessão de Negócios, destinada exclusivamente a associadas e filiadas ao Sindimetal-RS. Cada participante teve 1 minuto e 10 segundos para apresentar seus produtos e serviços, em um formato cronometrado e marcado por comandos sonoros. As trocas de mesa, realizadas a cada dois minutos, garantiram que todos pudessem interagir e conhecer novos parceiros. O formato fortaleceu o relacionamento entre micro, pequenas e grandes empresas do setor.

O diretor comercial da Tecnofast, Jorge Cardoso, esteve no evento pela primeira vez, para buscar novos fornecedores. Já o representante da JL Laser Inovações em Aço, de Novo Hamburgo, Luís Antônio Saraiva, elogiou a organização. “Um ambiente com boas expectativas de negócios, acontecendo de forma ativa”, relatou. 

A Jamattos Usinagem, de Sapucaia do Sul, associada ao Sindimetal-RS há um mês, atua na usinagem de manutenção e seriada, na produção de peças de grande e médio porte, atendendo o mercado alimentício e de máquinas, com foco especial na manutenção. “Acreditamos que existem algumas previsões positivas de negócios. Apresentamos nossa capacidade e a disposição de atender em diferentes horários, conforme a demanda e possíveis necessidades”, justificou o diretor Juliano Abreu Mattos. 

Projeto Comprador amplia possibilidades

À tarde, o foco foi nas reuniões agendadas previamente no Projeto Comprador. A partir das demandas apresentadas por empresas de médio e grande porte, fornecedores tiveram 15 minutos por encontro para apresentar soluções e propostas.

O  diretor executivo do Sindimetal-RS, Valmir Pizzutti, enfatizou que a expectativa para o evento sempre é alta, especialmente nesta edição, com 28 compradoras e 172 vendedoras. “Temos a convicção de que muitas possibilidades de negócios irão surgir a partir destes contatos, especialmente nesta época de crise, com o tarifaço, quando as empresas necessitam buscar novos mercados. Este é o momento”, relatou.

Para Jenifer Silveira, analista de Articulação de Projetos no Sebrae-RS, “o evento superou as nossas expectativas neste ano. A adesão foi grande, gerando uma média de 464 rodadas de negócios individuais somente numa tarde”, calculou.

Depoimentos 

Marco Aurélio Oliveira Araújo, analista na Dalleaço Soluções em Aços Planos, juntamente com o gerente-geral, Léo Fronzen, estiveram em busca de bons negócios na área de manutenção e reposição de peças. “O nosso objetivo é levantar possibilidades para boas alternativas de negócios, a partir do networking realizado”.

José Luiz Bozzeto, diretor da BCM Engenharia, estreou no Encontro. “Uma iniciativa excelente, que merece ser ampliada e que acontece num momento importante, pelo qual passa a economia e a indústria. Importante termos a união de um ecossistema industrial produtivo, com contatos de qualidade e profissionais interessados em interagir, para que se possa agregar mais valor ao nosso trabalho no Brasil”, reforçou.

Luiz Henrique de Oliveira, diretor da Petec, está com uma expectativa bem superior a partir das diversas agendas marcadas. “Como vendedor, temos um diferencial que é a usinagem pesada, com peças maiores. Investimos nos últimos dois anos nesta oportunidade. Além das nove agendas, alguns encaixes, com empresas que não tinham contato prévio, com a organização de excelência do Sindimetal-RS”.

Acson Wiliam dos Santos Meireles, comprador na Taurus, ficou satisfeito com a dinâmica da proposta. “Conhecer empresas, trazer novos fornecedores para a nossa base e agregar conhecimento estão entre as prioridades da participação. A nossa demanda é alta, então um momento como esse ajuda muito, trocando ideias e evoluindo conforme o mercado exige”, destaca.
 

quinta-feira, 14 de Agosto de 2025 - 15h15

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
17 + 0 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.