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Um dos objetivos do associativismo é a união para solucionar questões comuns de um setor econômico e desenvolver iniciativas para resolvê-las. O Pacto Calçadista, movimento que reúne grupo de empresários, com a ideia de alavancar a cadeia produtiva do setor no Estado, é uma mostra disto. A ação é formada por fabricantes, fornecedores e prestadores de serviços – que doam tempo e conhecimento para otimizar o desempenho comercial das fábricas gaúchas e do cluster coureiro-calçadista. 

Iniciado em 2023, o Pacto passou por um processo recente de rebranding e, agora, se chama The South Base. Terá como foco o reposicionamento dos produtos calçadistas brasileiros, especialmente do Vale do Sinos e do Vale do Paranhana, no mercado dos Estados Unidos, contribuindo para o aumento da participação naquele país e agregar valor aos itens exportados.

“Nossa missão enquanto The South Base é trabalhar as oportunidades do maior comprador de calçados Private Label do mundo. Alteramos o nome do movimento, pois faz sentido nossa conexão total com quem compra”, opina o atual presidente do Conselho Estratégico do The South Base, Marlos Schmidt. 

A identidade visual da nova marca The South Base remete à conexão, proximidade e progresso. No logotipo, há estilização da bandeira do Brasil e três linhas diagonais em vermelho, que indicam movimento e fazem alusão aos Estados Unidos. One Step Closer (A um passo de distância, em tradução livre) é o slogan. Todo o trabalho foi desenvolvido sob a perspectiva do cliente norte-americano, valorizando elementos que sejam importantes para ele. São quatro eixos de trabalho: governança, pessoas, processos e produtos, comunicação interna do cluster, e marketing e internacionalização. 
 

Apoio do Sistema FIERGS

Os Sindicatos Industriais do Rio Grande do Sul mostraram a força do associativismo e se uniram para proporcionar este novo momento ao The South Base. Juntos, elaboraram projetos e inscreveram-se no Programa de Apoio a Projetos Sindicais (Prosind), do Sistema FIERGS, operacionalizado pela Unidade de Desenvolvimento Sindical (Unisind). O objetivo do Prosind é disponibilizar aos Sindicatos filiados à Federação recursos para a execução de ações que fortaleçam sua atuação, fomentem o associativismo e que, consequentemente, aumentem a representatividade do setor industrial gaúcho – como é o caso da iniciativa. Foram grupos compostos por três entidades, que inscreveram projetos totalizando R$ 450 mil para investimento.  
 
Os Sindicato da Indústria Calçadista de Novo Hamburgo (SIC NH), Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga (Sics) e Sindicato das Indústrias de Artefatos e de Curtimento de Couros e Peles de Novo Hamburgo (Sindartcouro NH), por exemplo, desenvolveram a etapa “Gestão de Indicadores e Elaboração do Sistema de Inteligência Competitiva”, que contribuiu com esse novo momento do Pacto. 

“O apoio do Sistema FIERGS, por meio da Unisind, é importantíssimo. Se não fosse este suporte, o projeto ainda não teria saído do papel. Cada etapa é importante e os resultados do The South Base vão possibilitar maior geração de emprego, arrecadação, e uma série de melhorias para as cidades, as empresas e a região como um todo, um progresso muito grande”, ressalta o presidente do SIC NH, Paulo Ricardo da Silva. 

Outras contribuições importantes, segundo o presidente Paulo Ricardo, serão a capacitação de profissionais para atuar na área, a qualificação ainda maior dos produtos e a sustentabilidade. 

Já o Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha (SindIgrejinha), em parceria com o Sindicato das Indústrias de Calçados de Campo Bom (SICCB) e o Sindicato da Indústria de Curtimento de Couros e Peles de Portão (SICCPP), foi responsável pela iniciativa “Capacitação e Desenvolvimento para Exportação de Calçados e Artefatos Brasileiros”, também contemplada no Prosind.

“Nossa etapa no projeto contribui de diversas formas para o sucesso do The South Base. Aumenta a visibilidade e o reconhecimento das nossas marcas de calçados junto aos lojistas norte-americanos, pois perdemos muita dessa fatia de mercado depois da ascensão dos calçadistas asiáticos. Vamos colocar em prática estratégias de marketing digital e de comércio eletrônico para atingir consumidores ao redor do mundo, ajustando as campanhas às tradições e preferências locais, é importantíssimo”, ressalta o presidente do SindIgrejinha, Vinícius Mossmann. 

Atualmente, a China é o maior fornecedor de calçados para os Estados Unidos, com vendas que superaram US$ 10,2 bilhões, no ano passado, De acordo com informações da Unidade de Estudos Econômicos (UEE) do Sistema FIERGS. Já o Brasil ocupa a 10ª colocação no ranking, com negócios na ordem de US$ 250 milhões.

“No entanto, essa barreira que está sujeita a ser criada entre Estados Unidos e China é uma grande possibilidade de entrarmos mais forte naquele mercado. Então, realmente, o pacto vem no momento certo, viabilizar para as empresas que estão preparadas e contribuir com aquelas que ainda não estão. Esse é um mercado muito significativo, a principal economia do mundo há 200 anos praticamente”, projeta o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de Três Coroas (SICTC), Márcio Port dos Santos.

O SICTC, acompanhado do Sindicato das Indústrias de Calçados de Estância Velha (Sicev) e Sindicato das Indústrias de Calçados de Ivoti  (Sici), também foi selecionado no Prosind com o projeto “Marketing e Internacionalização do Cluster Coureiro e Calçadista”, com foco no mercado dos Estados Unidos. “Quando conseguimos reunir várias entidades com um objetivo em comum, se ganha muita força. E a prova disso é o The South Base e a participação no Prosind, pois individualmente seria muito difícil realizar tudo isso”, reconhece Márcio Port dos Santos. 

Ele relembra que, hoje, o calçado brasileiro é vendido para os Estados Unidos a um valor médio de US$ 21, enquanto o italiano chega a US$ 150. “Há espaço para agregar valor ao nosso produto e esse projeto é fundamental”, avalia. Segundo dados compartilhados por ele, o Brasil representa menos de 1% dos calçados comprados pelo país norte-americano, ou seja, há espaço para um crescimento significativo – alguns dos principais objetivos do The South Base. 

Além do rebranding para The South Base, neste ano, 25 empresas do calçado serão capacitadas para exportar aos Estados Unidos. São os primeiros passos de uma iniciativa que tem muito a contribuir com a indústria calçadista do Brasil e do Rio Grande do Sul. 
 

Terça-feira, 18 de Março de 2025 - 16h16

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