Alinhado aos pilares da atual gestão do Sistema FIERGS, que inclui a reconstrução das indústrias do Rio Grande do Sul como uma de suas prioridades, o Procompi Recomeçar envolve mentorias destinadas a micro e pequenas indústrias com esse objetivo. Com foco em resultados rápidos, o programa baseia-se na construção de um plano de ação detalhado, a partir das demandas apresentadas pelas empresas, das experiências, rede de contatos, conexões e especialidade dos mentores, e da definição de prioridades. A ideia é contribuir com a retomada dos negócios, seja para seguir os planos em curso antes das enchentes, ou recalcular a rota. A iniciativa é 100% gratuita e sem contrapartidas por parte das participantes.
O Procompi Recomeçar oferece soluções customizadas para as necessidades definidas por cada beneficiada, além de acesso a mentores especialistas regionais e nacionais nas áreas de: Infraestrutura, Logística, Gestão, Mercado e Financiamento. Os únicos requisitos para participar são: ter CNAE Industrial de qualquer segmento, micro e pequeno porte, sede nas regiões gaúchas de Porto Alegre e Região Metropolitana, Região Sul, Vale dos Sinos, Serra Gaúcha e Vale do Taquari.
Os resultados parciais apresentados pelo RS em Minas Gerais mostram que 73 empresas foram atendidas, 38 já tiveram seus planos de ação finalizados e a expectativa é expandir o atendimento para outras 40. As interessadas em participar do projeto, podem acessar a ficha de inscrição clicando aqui.
Empresas atendidas
Entre as atendidas pelas equipes do Procompi Recomeçar está a mecânica Anchieta, associada ao Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios no Estado do Rio Grande do Sul (Sindirepa-RS). A empresa é um exemplo de resiliência, sobreviveu a diferentes adversidades. “Por fim, resistimos a esta última e devastadora enchente, permanecendo no mesmo lugar de 1965. Somos a primeira do nosso segmento no Estado do RS”, relata Mário César Oliveira dos Santos, proprietário da Mecânica Anchieta.
A maior dificuldade enfrentada por Santos era encontrar tempo para a gestão, mas com o auxílio do Procompi Recomeçar, o empresário conseguiu enxergar o negócio por um novo ângulo. “Juntos traçamos planos e um cronograma de execução, uma ajuda fundamental para que nós avançássemos na direção certa. Posso dizer que, sem esse programa, eu teria enormes dificuldades de ver as situações como vejo agora e, talvez, não teria conseguido executar nenhuma das melhorias, pois estava preso em pensamentos e não em ações”, detalha. Segundo ele, os maiores desafios atuais são fortalecer o caixa, e encontrar profissionais para atuar. “Super indico o programa. O consultor teve um papel fundamental na minha mudança de visão, porque conduziu de uma forma muito profissional, o que traz muita credibilidade”, reflete.
Já a indústria de confecção Divino Efeito, há mais de 25 anos no mercado, também enfrentou uma grande instabilidade após as enchentes, o que trouxe desafios significativos para a continuidade de suas operações. Com o apoio do Procompi Recupera, a Divino Efeito, que é associada ao Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado do RS (Sivergs), recebeu consultorias que forneceram o direcionamento necessário para a retomada e fortalecimento da empresa. “Elas foram fundamentais para definir estratégias, apresentar resultados periódicos e propor novos desafios. Graças às consultorias do Procompi, conseguimos nos destacar novamente no mercado. Mais do que um processo de ensino, a parceria foi uma troca enriquecedora de informações que proporcionou crescimento e melhorias substanciais desde o início”, conta a fundadora da Divino Efeito, Katiane Martins.
Katiane relata que, com a recuperação proporcionada pós-enchente, a Divino Efeito definiu novas metas e desafios para os próximos anos, focando na inovação e no fortalecimento de presença no mercado. “A experiência foi transformadora e ajudou nos reerguermos em um momento de grande dificuldade. Foi um verdadeiro divisor de águas para a Divino Efeito, permitindo um recomeço sólido e promissor”, celebra a empresária.
Deixe um Comentário