Você está aqui

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) realizou, nesta quarta-feira (28), a cerimônia de posse da nova diretoria eleita para o triênio 2026–2028. O ato ocorreu na sede da CIC Caxias do Sul e marcou a transição da presidência de Ubiratã Rezler para Paulo Joel Scopel, da Inova Indústria de Matrizes.
 

Eleito em chapa única, em votação realizada no dia 24 de novembro do ano passado, Scopel assume o comando da entidade com a experiência de mais de 35 anos no setor metalmecânico, especialmente na área de ferramentaria. “Nossa atuação será focada em fortalecer a competitividade e a integração do setor nos cenários regional e nacional”, informa. Uma das prioridades seguirá sendo a educação. A iniciativa Escola do Amanhã, voltada à qualificação profissional de jovens, com apoio do Sistema FIERGS, por meio do Sesi e do Senai, será uma das principais bandeiras. “Por meio da educação e desse projeto, damos um direcionamento ao jovem e mostramos a indústria como alternativa de futuro, para que ele tenha uma profissão”, afirma.

Scopel também ressaltou a importância das parcerias com o Senai para a qualificação da mão de obra industrial, citando como exemplo a criação de novos cursos voltados às demandas do setor. “Em parceria com o Senai, o Simecs e o Simplás, conseguimos trazer para Caxias do Sul um curso de ferramentaria, que é o segundo do Brasil nesse formato. É um curso desenvolvido pelo Senai de São Paulo e que agora é oferecido na região”, relata, destacando a relevância da iniciativa para o fortalecimento da indústria metalmecânica local.

A gestão também terá como eixo a formação de mão de obra e o apoio às empresas diante de um contexto econômico instável. Também estão incluídas as missões empresariais, a participação em feiras e o fortalecimento da Enova, feira de mobilidade e eficiência energética, com a segunda edição confirmada para 2027.
 

Presente na cerimônia, o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, ressaltou que os sindicatos constituem a base da FIERGS, conferindo legitimidade e força ao sistema industrial, e afirmou que o Simecs é parte essencial dessa construção coletiva. “Os sindicatos representam a força e a voz de cada segmento industrial. Sem essa base, não teríamos a legitimidade que fortalece todo o sistema”, afirmou. Segundo ele, o atual cenário exige união e atuação coordenada para a construção de um ambiente cada vez mais favorável ao desenvolvimento da indústria.
 

Ubiratã Rezler, que se despede da presidência do Simecs para assumir o comando da Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul, conclui sua gestão com resultados expressivos: 1.600 empresas associadas adimplentes e 226 eventos realizados ao longo do período, reunindo mais de 10 mil inscrições. Ao avaliar o ciclo encerrado, Rezler destacou a continuidade institucional da entidade. “Tenho plena convicção de que o Simecs segue firme no caminho traçado desde sua fundação, construído pelas gestões anteriores, fortalecido na nossa administração e que continuará sendo desenvolvido pela nova diretoria, sempre como uma entidade representativa de todos”, afirmou.

A cerimônia também foi marcada por homenagens a nomes que contribuíram com a atuação do Simecs ao longo dos anos, como ex-presidentes da entidade. Entre eles, o fundador da Susin Francescutti Metalúrgica LTDA, figura marcante da história do sindicato, onde integrou o Conselho Superior, e do setor produtivo de Caxias do Sul, que completou 99 anos.
 

Diretoria Simecs 2026-2028:

Diretor-presidente
Paulo Joel Scopel

Diretor vice-presidente Administrativo e Financeiro
Cíntia Buzin

Diretor vice-presidente de Relações de Trabalho
Caio Marcelo Doi

Diretor vice-presidente de Relações Institucionais
Gustavo Polese

Conselho de Diretoria
Ruben Antônio Bisi
Rogério De Antoni
Luiz Carlos Possa

Suplentes
Guilherme Toigo Poletti
Rudinei Suzin
Mário Pontalti
Manoela Baldissera Amantino
Shirley Carniel
Ezequiel Broilo
Cristiano Mesquita da Silva

Conselho Fiscal Titular
Rogério Vacari
Ricardo Letti Borghetti
Raul Adami

Suplentes
Edson D'arrigo
Eduardo Lazzarotto
Francis Borelli dos Santos

Delegado Representante junto à FIERGS
Titulares
Gustavo Polese
Ruben Bisi

Suplentes
Ubiratã Rezler
Paulo Joel Scopel

quinta-feira, 29 de Janeiro de 2026 - 12h12

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
5 + 6 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.