
Simmmae leva empresas em missão estratégica para a Argentina
Empresários buscam oportunidades de negócios e integração com o setor agroindustrial argentino
Atuamos a favor da indústria gaúcha estimulando a cooperação entre empresas, ampliando a oferta de produtos e serviços e apoiando o desenvolvimento de novos mercados e sua internacionalização. Juntamente com o SESI, SENAI e IEL, apresentamos soluções que aumentam a competitividade da nossa indústria.
Empresários buscam oportunidades de negócios e integração com o setor agroindustrial argentino
O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Maria (Simmmae) promoveu uma missão empresarial à AgroActiva, segunda maior feira do setor agropecuário da Argentina, entre os dias 4 e 7 de junho. Realizado na cidade de Armstrong, província de Santa Fé, o tradicional evento ocupa uma área de 600 mil metros quadrados e reúne inovações em máquinas, pecuária, aviação e tecnologia, e a promoção de rodadas de negócios internacionais.
Além da participação na feira, o grupo de 13 pessoas, de sete empresas de Santa Maria, realizou visitas técnicas a fábricas da região e à Union de Comerciantes e Industriales de San Lorenzo (UCI), entidade com a qual empresas de Santa Maria já mantêm relações próximas. San Lorenzo abriga o maior porto fluvial da Argentina, responsável por cerca de 70% das exportações de soja do país e também do Paraguai. “Diante de todo esse cenário, a missão foi extremamente proveitosa e também proporcionou uma atualização importante sobre a realidade econômica da Argentina e um contato direto com o setor produtivo regional”, avalia o presidente do Simmmae, Leonardo Kozoroski Veiga. Ele adianta que o sindicato já planeja uma nova missão para os próximos meses.
Para o diretor administrativo-financeiro da Plurimetal Máquinas, Júlio Kirchhof, que integrou o grupo, o objetivo principal foi a prospecção de novos negócios. Ele retornou com cerca de 20 contatos comerciais, a maioria com potencial para inserção dos produtos da empresa no mercado argentino. “A missão também foi uma oportunidade de fortalecer laços com empresários locais e promover o networking entre os participantes durante a longa viagem de ônibus, que se revelou um momento privilegiado para a troca de ideias”, destaca.
A comitiva contou ainda com a participação de um professor do Colégio Técnico da Universidade Federal de Santa Maria, do presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria e do secretário municipal de Turismo. A presença dessas lideranças buscou ampliar a troca de informações e fomentar novas iniciativas tanto no ensino técnico quanto na gestão pública da cidade.
A missão é mais uma das iniciativas que teve o suporte do Programa de Apoio a Projetos Sindicais (Prosind), iniciativa do Sistema FIERGS, que integra as ações estratégicas da gestão do presidente Claudio Bier, voltadas à promoção da competitividade industrial e ao desenvolvimento do Rio Grande do Sul. O programa está em sintonia com o papel da entidade na defesa dos interesses das cerca de 52 mil indústrias gaúchas que representa.
Deixe um Comentário