O Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas (SICTC) foi homenageado nesta quarta-feira (14), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com a Medalha da 55a Legislatura, concedida pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. O ato de entrega da distinção, proposta pelo vice-presidente do Colegiado, deputado Dalciso Oliveira, aconteceu durante a reunião ordinária da Comissão.

A medalha é um reconhecimento do parlamento gaúcho à importância da entidade, que completa 45 anos em 2023. Hoje, o Sindicato congrega 51 empresas de pequeno e médio porte. Além da defesa dos direitos e interesses econômicos de seus associados, o atua na prestação de serviços à comunidade, destacando-se a responsabilidade ambiental, com o gerenciamento de resíduos industriais e a Escola de Sapateiros, que capacita profissionais da área. O conjunto de indústrias de Três Coroas produz, anualmente, 12 milhões de pares de calçados, com exportações para cerca de 70 países.

O presidente do Sindicato, João Batista Vargas de Souza, recebeu a distinção, agradecendo a homenagem, além de falar sobre a necessária competitividade do setor e a geração de empregos para as comunidades regionais, proporcionadas pela indústria calçadista. O proponente da homenagem, deputado Dalciso Oliveira, destacou a relevância do Sindicato na defesa de seus associados, mas especialmente na parceria com o poder público e diretamente com a comunidade local. Além da condecoração, o parlamentar ofereceu à entidade uma placa de reconhecimento por sua atuação, denominada "Rio Grande que produz".