Você está aqui

O Sindicato das Indústrias de Panificação, Confeitaria e de Massas Alimentícias do Estado do RS (Sindipan-RS) completou 90 anos nesta quinta-feira (30). Essa história de muitas conquistas iniciou em 1933, na sede localizada na Rua Caldas Júnior, no Centro de Porto Alegre, sob gestão de seu primeiro presidente Pedro Zoratto. Em 1946, a entidade expandiu a base territorial para todo o Estado. Hoje, está instalada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e representa cerca de 8 mil empresas do setor, distribuídas por todo o território gaúcho. 
 

O comando da entidade nesta comemoração de nove décadas é do empresário Arildo Bennech Oliveira, que integra o Sindicato desde 1976 e já presidiu a entidade por mais de 20 anos. Ele relembra algumas conquistas do setor por meio do Sindipan-RS ao longo de todos esses anos. “Uma delas foi a isenção de ICMS, PIS e Confins do pão francês em 2006”, destaca. Uma alteração no modo de operar das empresas ao longo desses anos foi a forma de apresentar os pães, que passaram a ser vendidos por peso e não mais por unidade, o que trouxe maior confiabilidade para o cliente. Já um momento difícil foi o da pandemia, com todas as suas incertezas. O papel do Sindipan-RS foi fundamental para que as empresas do setor pudessem se manter abertas, por se tratar de uma atividade de alimentação essencial. 

Bennech defende que o papel do Sindicato e, por consequência, do Sindipan-RS, é a de representar a classe, defendê-la sob todos os aspectos, jurídico, social e fazer com que as empresas tenham posições éticas junto aos seus clientes, além de representação nas negociações coletivas e atuar junto à FIERGS em sua defesa em nível estadual e federal, trabalhando junto à federação para atingir o pleito da classe. “Nosso objetivo também é levar mais conhecimento para os associados, com cursos, técnicas diferentes, missões e viagens para conhecer outras realidades”, comenta. Nesses 90 anos, os associados já tiveram a oportunidade de conhecer o mercado dos cinco continentes, para buscar o que há de melhor em práticas e tecnologia no mundo para o setor. Uma dessas iniciativas, que já era praticada na Europa e nos Estados Unidos desde os anos 1980, iniciou nos anos 2000 no Rio Grande do Sul: o sistema de pão congelado. “Para que as indústrias e as padarias também pudessem congelar algum produto, que não tenha uma venda muito grande, e que possam ir descongelando a cada dez, vinte peças”, explica o atual presidente. Todas essas ações se passaram ao longo desses 90 anos. 

Já a mensagem que o presidente do Sindipan-RS, Arildo Bennech Oliveira, deixa aos empresários do setor da panificação gaúchos para o atual momento é de que “busquem cada vez mais conhecimento, tecnologia, para que possamos avançar e trazer para o nosso cliente, além da qualidade dos produtos, a qualidade do nosso atendimento e a nossa capacidade de superação durante o momento difícil que estamos vivendo na economia, e sigam contando com o Sindipan-RS”. 
    
A comemoração oficial dos 90 anos será no dia 1º de julho, durante o Baile do Panificador, que ocorre no clube Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.  
 

sexta-feira, 31 de Março de 2023 - 14h14

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
1 + 2 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.