Representantes do Sindipedras e da Sociedade Protetora da Vida Ambiental – Sopro da Vida, de Soledade, assinaram um termo de parceria e cooperação. A iniciativa busca realizar ações conjuntas de sustentabilidade, preservação do meio ambiente, tendo como foco principal o recolhimento de eletrônicos, lâmpadas e pilhas, em seu ecoponto (sede de recolhimento), de forma a dar a destinação adequada.

De acordo com o documento, a Sopro da Vida se compromete a dar destino legal e específico aos materiais, manter seu site atualizado sobre as ações, local de descarte e horário de atendimento. Já o Sindicato deverá divulgar o trabalho da Sopro da Vida entre seus associados, os orientando a ter um ponto de coleta para descarte na empresa. Além disso, confeccionará adesivos com a logo da entidade, que serão distribuídos aos associados para fixar às faturas enviadas ao exterior. O Sindipedras também fará um repasse de mensal com o objetivo de custear as despesas básicas da entidade, além de arrecadar recursos financeiros junto às empresas importadoras.

Conforme o presidente do Sindipedras, Gilberto Bortoluzzi, a ação reafirma o compromisso ambiental das empresas ligadas ao setor de pedras. “Nosso segmento segue uma legislação bem rigorosa, desde a extração, passando pela industrialização até a exportação. E agora, com essa parceria com a Sopro da Vida, podemos mostrar ainda mais o quanto nosso segmento está preocupado com a sustentabilidade”, afirmou.

Já o presidente da Sopro de Vida, Luciano Chiarelli, comemorou a assinatura do termo com o Sindipedras. “Fico feliz por esse momento, no dia em que a nossa entidade completa 14 anos de trabalhos em prol do meio ambiente. Essa cooperação vai nos ajudar bastante, principalmente em ampliarmos nosso maior trabalho, que é dar destino correto ao lixo eletrônico”, pontuou.

O termo tem a validade de 12 meses e pode ser renovado por igual período. Participaram da assinatura, Bortoluzzi, Chiarelli, o empresário do setor pedrista Alexandre Deves, e outro representante da Sopro da Vida, João Orlandini.

Quatro homens brancos sentados dão as mãos, em frente a um cartaz branco escrito em azul Sindipedras
quarta-feira, 29 de Junho de 2022 - 15h15