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A falta de profissionais é um problema que afeta uma grande parte das empresas brasileiras. De acordo com a pesquisa divulgada em novembro de 2024 pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), 58,7% das empresas no Brasil enfrentam dificuldades para absorver ou reter profissionais – percentual que sobe para 60,4% no setor da construção civil. 
 

Preocupado com essa realidade, o Sindicato das Indústrias da Construção, Mobiliário, Marcenarias, Olarias e Cerâmicas para Construção, Artefatos e Produtos de Cimento e Concreto Pré-Misturado do Vale do Taquari (Sinduscom-VT) inicia, nesta semana, uma campanha institucional digital para sensibilização dos trabalhadores. A iniciativa será publicada nas redes sociais da entidade, visando conscientizar, especialmente, aqueles que atuam na informalidade, por meio da divulgação de oportunidades disponíveis e dos benefícios e vantagens do vínculo empregatício com as empresas.

De acordo com o presidente em exercício do Sinduscom-VT, Daniel Bergesch, o problema da escassez de mão de obra atinge as diversas categorias da cadeia que o Sindicato representa, gerando um entrave na manutenção e no crescimento das empresas. “Precisamos agir de forma coletiva com o intuito de minimizar essa limitação”, comenta. Além disso, ele destaca a necessidade de alertar sobre os riscos e prejuízos de trabalhar no mercado informal, que, na sua avaliação, juntamente com os programas de assistencialismo promovidos pelos governos, é o que mais compromete a disponibilidade de profissionais. “Inicialmente, essa carência de mão de obra inibia o crescimento das empresas, travando lançamentos imobiliários e ampliações das indústrias na nossa cadeia. Hoje, a situação é tão grave que ameaça a existência e continuidade das organizações”, estima Bergesch.
 

A campanha é uma das ações do Sinduscom-VT contemplada pelo Prosind – Programa de Apoio a Projetos Sindicais, iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio da Unidade de Desenvolvimento Sindical (Unisind). O objetivo da Federação é incentivar a execução de projetos que contribuam para o fortalecimento de sua atuação sindical, que fomentem o associativismo e aumento da representatividade do setor industrial. 

Renovação da frota e ENIC 2025

Na última semana, foi entregue ao presidente em exercício, Daniel Bergesch, e ao gerente executivo Valdir Schwarzer, o novo automóvel do Sinduscom-VT. A renovação de frota, mediante contrapartida da entidade, é outra ação contemplada pelo Prosind, que também envolve a atualização da Identidade Visual do Sinduscom-VT, e a formação de uma comitiva, que participará do Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC 2025), que ocorrerá em abril deste ano, em São Paulo.

segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025 - 13h13

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