You are here

O Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria teve 18 projetos aprovados para desenvolvimento no segundo ciclo. As novas propostas se juntam aos 15 que já haviam sido aprovados no começo de março, no primeiro ciclo. Deste total, dois serão desenvolvidos pelo Centro de Inovação Sesi em Fatores Psicossociais, em Porto Alegre; quatro no Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica, em Caxias do Sul; três no Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica, em São Leopoldo;  três no IST em Petróleo, Gás e Energia, em Esteio;  dois no IST de Couro e Meio Ambiente em Estância Velha; dois no IST de Madeira e Mobiliário, de Bento Gonçalves; um o Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros, em São Leopoldo; e um no IST de Alimentos e Bebidas, em Porto Alegre. Neste segundo ciclo, 39 ideias foram inscritas. O edital, promovido pelo Sebrae, Sesi, Senai e IEL, com apoio da FIERGS e Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, promove a cultura da inovação e busca aumentar a competitividade da indústria gaúcha, disponibilizando entre R$120 mil e R$ 400 mil. As inscrições para o terceiro ciclo encerram no dia 24 de maio.

As ideias passam a ser desenvolvidas como projetos nas áreas de atuação dos institutos do Senai (Metalmecânica; Polímeros; Mecatrônica; Madeira e Mobiliário; Petróleo, Gás e Energia; Couro e Meio Ambiente; Calçados e Logística Industrial; e Alimentos e Bebidas), do Centro de Inovação Sesi em Fatores Psicossociais ou em linha de projeto transversal Sesi e Senai. Podem participar indústrias grandes, medias, pequenas, micros ou startup  contribuintes de Sesi e Senai, com CNPJ registrado no Rio Grande do Sul. Não podem estar inadimplente com alguma das instituições ou Sebrae, não ter débitos fiscais e não ter dirigente com vínculo profissional com algum dos entes do edital.

Além dos recursos financeiros, o projeto aprovado tem acesso ao know how das instituições para o desenvolvimento da ideia e utilização dos centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Senai e do Sesi. Também poderá participar de ação complementar do Sebrae com foco em empreendedorismo, modelagem de negócio e divulgação do produto, e do IEL, com foco na gestão da inovação e liderança da empresa.

As empresas devem submeter sua ideia no endereço www.egii.com.br.

Publicado Thursday, 21 May 2020 - 4h38