Você está aqui

Venha participar dos debates, seminários e palestras sobre a educação do futuro e se encantar com os projetos inovadores desenvolvidos pelos alunos do SESI nas áreas de tecnologia e ciências da natureza.

Será nos dias 30/09 e 01/10 das 9h às 21h, no Centro de Eventos FIERGS.

Inscrições gratuitas. Vagas limitadas.


Confira as Atrações

Priscila Cruz

Presidente-executiva do movimento Todos Pela Educação. Ajudou a fundar o Instituto Faça Parte em 2002, onde atuou como coordenadora até 2005. Em 2012, recebeu o Prêmio Jovem Liderança na Educação promovido pelo Grupo Estado e o Prêmio Darcy Ribeiro 2012, concedido pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados ao Todos Pela Educação. Priscila é co-fundadora do Movimento Todos Pela Educação.

Amyr Klink

Navegador e escritor, pós-graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzi. Aborda em palestra sua experiência ao longo de 30 anos como navegador e empreendedor. Dentre os mais importantes projetos podemos citar a Travessia do Atlântico Sul a Remo (1984) ainda única no mundo. Invernagem Antártica em solitário (1989), Circum-navegação Polar (1998) e projeto Antártica com a Família (2006).

Miguel Thompson

Diretor Executivo do Instituto Singularidades. Tem experiência na área de Educação (Docência em Ensino Básico, Formação de Professores e Avaliação), Gestão de Projetos, Gestão de Serviços, Gestão de Inovação e Marketing. Foi consultor do PNUD (Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento das Nações).

Mariza Abreu

Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Gestão, Planejamento e Financiamento de Politicas Públicas.

Mauricio Perondi

Professor Substituto na Faculdade de Educação, área: Política Educacional, na Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Licenciado em Filosofia pela Universidade La Salle. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, com realização de Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, com o Professor Carles Feixa, da Universidade de Lleida, Espanha. Parecerista Ad Hoc no GT 3 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos, da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Professor do Curso de Especialização em Juventudes da Faculdade Dom Bosco. Membro da Frente de Enfrentamento à Mortalidade Juvenil de Porto Alegre.

Andre Raabe

É Doutor em Informática na Educação pela UFRGS (2005) tendo realizado pós-doutoramento na universidade de Stanford (2016). É professor e pesquisador da UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) onde Coordena o Programa de Pós Graduação em Computação e atua no Mestrado e Doutorado em Educação. Coordena o Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (LITE) e o Grupo de Informática na Educação da Univali. É membro da Comissão de Educação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Desenvolve pesquisas sobre Educação em Computação, Pensamento Computacional, Movimento Maker, Software Educacional e Ambientes de Aprendizagem Inteligentes.

Maria Helena de Castro

Foi membro do Comitê Técnico do Todos pela Educação. É Membro da Academia Brasileira de Educação deste 2005 e da Academia Paulista de Educação desde 2015. É Conselheira Titular do Conselho Nacional de Educação, foi Secretária Executiva do Ministério da Educação e Coordenadora do Comitê Gestor da Base Nacional Comum Currícular, Vice-Presidente do Conselho de Governança do PISA /OCDE e membro do Comitê Diretivo da Agenda 2030 da UNESCO. Como Presidente do INEP, foi responsável pela implantação do PISA no Brasil. Foi Secretária de Estado da Educação de São Paulo.

Jorge Broide

Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1979, mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1993 e doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2006. Professor do curso de psicologia na Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde -PUC/SP. Fundador e coordenador do curso de Pós-Graduação lato-senso; Psicossociologia de Juventude e Políticas Públicas na Fundação Escola Sociologia e Política de São Paulo 2011-2012. Professor de Psicanálise (obra de Sigmund Freud) no Centro de Estudos Psicanalíticos. Experiência no atendimento de situações sociais criticas em ênfase no trabalho individual, grupal e institucional.

Candido Alberto Gomes

Com doutorado em educação (Ph.D.) pela University of California, Los Angeles (1983). Como consultor sênior, atua principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, sociologia da educação, democratização da educação, ensino médio, educação profissional e financiamento e custos da educação.

Chi Sum Tse

É Coordenador do Projeto de Desenvolvimento das Redes e Comunidades de Aprendizagem articuladas ao PISA for Schools. Integrou, anteriormente, a equipe de Politica Social da UNESCO e colaborou com ONGS Educacionais da Artgentina e Peru. Mestre em Desenvolvimento Internacional pela Universidade de Paris, graduou-se em Língua Inglesa na Universidade de Hong Kong. Trabalha para a equipe do PISA for Schools na OCDE em Paris.

Debora Garofalo

Formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp, Mestranda em Educação pela PUC/SP. Professora há 14 anos da rede publica de SP, sendo há 5 anos professora de Tecnologias onde criou o trabalho de Robótica com Sucata. Colunista de Tecnologias para o site da Revista Nova Escola e Editora Moderna. Embaixadora Professora do Instituto Ayrton Senna. Palestrante em grandes eventos Nacionais e Internacionais entre eles, Latinoware, Campus Party, Bett Educar, Havard, EUA, Oxford em Londres, Buenos Aires na Argentina.  Vencedora de grandes prêmios entre eles Professores do Brasil 2018, Desafio de Aprendizagem Criativa do MIT 2019 e considerada uma 10 melhores Professoras do Mundo pelo Global Teacher Prize 2019, Nobel da Educação.

Suely da Silva Rodrigues

Doutora em Educação pela PUC/RJ, possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente trabalha no Centro de Avaliação da Fundação Cesgranrio. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de aprendizagem, avaliação em larga escala, prática docente e ensino de Matemática.

Debora Conforto

Doutora em Educação, na linha de Pesquisa de Informática na Educação, pela UFRGS. Especialista em Informática na Educação e em Modelagem de Software Educacional pela PUC/RS. Atua como pesquisadora da RedEspecial Brasil e do NIIE/UFRGS. Áreas de pesquisa: Informática na Educação, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Inclusão Digital e Acessibilidade à Web. Coordenadora da área de Tecnologia da Rede Marista. Responsável pelo programa de EAD da PUC/RS.

Leandro Holanda

Mestre em Ciências pela USP. Especialista em Tecnologias Educacionais pela PUC/SP. Atualmente, enquanto Especialista em Educação na Microsoft, implementa projetos com foco em tecnologia educacional e é coordenador de área no Colégio Albert Sabin. Tem como áreas de interesse pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação.

Adrian Ingham

Psicólogo graduado pela London University e pós graduado pelo King’s College, com tese de mestrado sobre a liderança escolar no Brasil. Trabalhou como professor e diretor de escolas em Londres por mais de 25 anos. Também foi consultor do National College of School Leadership e líder de educação na subprefeitura de Hillingdon.

Adriano Canabarro Teixeira

É Professor Titular na Universidade de Passo Fundo onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado- e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado -, ambos da Universidade de Passo Fundo. Pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa em Cultura Digital na Educação e responsável pelo programa de extensão Mutirão pela Inclusão Digital. Idealizador dos projetos Berçário de Hackers, Escola de Hackers, Escola de Hackers Avançada e Academia White Hat da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, agraciados com o Prêmio Líderes & Vencedores da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul em 2015. É líder do Grupo de Educadores Google Passo Fundo.

Angela Chagas

Possui graduação em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela UFRGS e mestrado em Educação pela mesma instituição de ensino. Faz doutorado em Educação, na linha de pesquisa de Políticas e Gestão de Processos Educacionais, também pela UFRGS. É diretora da Associação de Jornalistas de Educação, Jeduca, e tem experiência de nove anos como repórter e editora de educação. Conquistou os prêmios Estácio (2013) e TCE-RS (2014) de Jornalismo por reportagens sobre educação.

Fabio Meirelles Hardman de Castro

Coordenador de Educação do Núcleo Avançado em Educação (Nave), no Oi Futuro. Gestor do programa Educação Pública Inovadora do Instituto Inspirare. Coordenador-geral/diretor-substituto de Direitos Humanos e Cidadania do Ministério da Educação. Coordenador de Comunicação e Informação sobre Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Coordenador de projetos/Advocacy da Escola de Gente-Comunicação em Inclusão.

Faisal Karam

Secretário de Estado da Educação. Graduado em Administração de Empresas pela UNISINOS. Prefeito da cidade de Campo Bom (2009/2016) No período como prefeito o município recebeu diversos reconhecimentos na área de educação.

Janaina de Oliveira Barros

Possui graduação em Pedagogia e especialização em Didática e Currículo. Atua com Formação de Professores, Coordenadores e grupos técnicos de Secretarias de Educação no Instituto Chapada. Em 2013 foi vencedora do Prêmio Educador Nota 10 e, no ano seguinte, representou o Brasil na América Latina pelo REDUCA (Rede Latino Americana para Educação).

Julia Andrade

Gestora e pesquisadora do Centro de Referencia de Educação Integral – Associação Cidade Escola Aprendiz. Professora de cursos de extensão pelo Instituto Singularidades e pelo Instituto Vera Cruz e pesquisadora do Centro de Referências em Educação Integral. Fundadora da Abordagem para Tornar Visível a Aprendizagem - ATIVA Educação, voltada a formação continuada de professores em aprendizagem criativa e em metodologias ativas de ensino e avaliação. Certificada pelo curso Teaching and Learning in a Maker-Centered Classroom pela Harvard Graduate School/ProjectZero (2018). Atua com formação continuada de professores desde 2001 em redes e escolas públicas e privadas.

Luciana Gageiro Coutinho

Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ (2018). Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (desde 2009), onde integra o Programa de Pós-Graduação em Educação e os diretórios de pesquisa Subjetividade, Educação e Cultura e Psicanálise, Educação e Laço Social. É também pesquisadora associada ao NIPIAC (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas) da UFRJ. Sua área de pesquisa e atuação se dá na interface da psicanálise com a educação e em diálogo com outras áreas das ciências humanas e sociais, concentrando-se nas questões relativas à adolescência, do ponto de vista clínico, social, institucional e político. Dedica-se principalmente aos seguintes temas: adolescência, educação, psicanálise e laço social.

Marcelo Mallman

Secretário Municipal de Educação do Município de Estrela e Presidente da UNIDIME/RS.

Paulo Blikstein

Paulo Blikstein é professor associado no Teachers College, Columbia University, onde dirige o Transformative Learning Technologies Lab. A pesquisa de Blikstein se concentra em como as novas tecnologias podem transformar profundamente o aprendizado de ciências, engenharia e matemática. Blikstein liderou o projeto FabLearn, construindo laboratórios avançados de fabricação digital em escolas de ensino fundamental e médio em quatro continentes.


Programação

30/9

11h

Painel A educação sob as lentes dos jornalistas: o que podemos esperar?

14h

Abertura oficial

14h30

Palestra com Amyr Klink

15h30

Seminário BNCC e a inovação na escola - com Miguel Thompson

Painel educação e desenvolvimento socioeconômico - com Mariza Abreu

16h30

Seminário uma nova abordagem para tecnologia na educação - com André Raabe

Painel colaboração em inovação educativa - com Maria Helena de Castro

17h30

Seminário inovação na educação

1/10

10h

Oficina "Construção de Modelos Mentais"

Abertura Torneio SESI de Robótica First Lego League - Temporada City Shaper

11h

Seminário formação de professores e o case do município de Panambi

13h30

Seminário A inserção da tecnologia na caminhada docente

Painel educação comparada: Promoção da aprendizagem, como alguns países tem enfrentado este desafio? - com Candido Alberto Gomes e Chi Sum Tse

14h30

Seminário tecnologia e currículo: Uma proposta a ser desenvolvida por todos - com Débora Garofalo

Seminário PISA for School: conceituação e importância para a avaliação e melhoria de desempenho das escolas – com Suely da Silva Rodrigues

15h30

Seminário Impacto da gestão no desenvolvimento da aprendizagem na educação básica - com Janaina de Barros

Painel escolas de tempo integral: Várias propostas, um único objetivo - com Angela Chagas e Fábio Meireles

16h30

Painel Ensino médio, juventudes e tecnologias - com Juliana Brandão Machado e Maurício Perondi

Seminário Steam na educação básica - com Leandro Holanda

Confira mais atividades do evento

Apresentações artísticas

Museu de ciências e tecnologia da PUC/RS

Bate-papo com os alunos

Veja como foi o evento no ano passado

Informações
Para mais informações envie sua mensagem!