Você está aqui

Cursos In Company

Engenharia de Polímeros

O Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros iniciou suas atividades em outubro de 1992 como CETEPO - Centro Tecnológico de Polímeros em São Leopoldo - RS.

Conheça o serviço de Cursos In Company do Instituto de Engenharia de Polímeros

Área: Plásticos

Este curso tem como objetivo proporcionar conhecimentos sobre matérias primas, funcionamento, segurança, operação e regulagem das máquinas injetoras, moldes e todas as etapas do ciclo de injeção, abordando simulação e solução de problemas em peças injetadas.

Este curso tem como objetivo proporcionar conhecimentos sobre matérias primas utilizadas no processo de extrusão, equipamentos, segurança na operação, variáveis de extrusão e a influência no processo e no produto, abordando, também os principais etapas do processo.

Também, estão disponíveis cursos envolvendo os processos de Rotomoldagem, Termoformagem, Sopro e Reciclagem. 

Área: Elastômeros (Borracha)

Este curso tem como objetivo proporcionar conhecimentos básicos sobre a tecnologia da borracha, através do estudo de matérias-primas, processos (pesagem, mistura, conformação, vulcanização  e acabamento), controle de qualidade de compostos e produtos vulcanizados, com o objetivo de orientar ações que possibilitem a minimização de custos, otimização do processo e qualidade do produto final.

Este curso visa proporcionar conhecimentos sobre a formulação de compostos de borracha, abordando desde princípios básicos para o desenvolvimento de uma formulação; seleção dos elastômeros; seleção e dosagem de cargas; seleção do sistema de vulcanização, plastificantes, agentes de proteção e outras matérias-primas específicas; até a abordagem da formulação de acordo com os requisitos técnicos, de processamento e de custos.

Estão, também, disponíveis cursos que têm por objetivo preparar profissionais para a operação segura de equipamentos e adequada realização dos processos de mistura (em misturador aberto e misturador fechado), de moldagem e vulcanização (em prensa e injetora), além de profissionais para atuarem na realização de ensaios e testes laboratoriais para controle de qualidade de compostos e produtos vulcanizados de borracha.

Área: Tintas

Este curso visa proporcionar conhecimentos sobre os tipos de matérias-primas, formulação, processos de produção de vernizes e tintas imobiliárias, ensaios de controle de qualidade e princípios sobre colorimetria.

Área: Materiais e Compósitos

Este curso visa proporcionar conhecimentos básicos sobre a ciência dos materiais; ensaios e propriedades físicas e químicas dos materiais poliméricos; processos de fabricação; ensaios e propriedades físicas e químicas dos metais ferrosos e não ferrosos; processos de fabricação de materiais metálicos; acabamento superficial e tratamentos térmicos.

Este curso visa proporcionar conhecimentos sobre os princípios e conceitos fundamentais, tipos de reforços e matrizes, interface matriz/reforço, processos de fabricação e aplicações de materiais compósitos poliméricos.

Área: Adesivos

Este curso tem como objetivo proporcionar conhecimentos básicos sobre a tecnologia de adesivos, matérias primas, formulação, tipos de adesivos, processos de fabricação, preparação de superfícies, propriedades dos adesivos base água, base solvente, reativos e hot melt.

Artigos

Em março de 1944, há exatos 80 anos, iniciavam as atividades do Sindicato das Indústrias de Olaria e de Cerâmi...
Uma liminar obtida pelo Sindicato das Indústrias de Panificação, Confeitaria e de Massas Alimentícias do Rio G...
O empresário Marcos Oderich foi reeleito presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação e Bebidas do Es...

Editais e Fomento

Quer saber mais sobre a Indústria 4.0? Então você está no lugar certo. ​Queremos garantir que você e a sua emp...
plataforma-inovacao-para-a-industria
Financia o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores, com o objetivo de aumentar a produti...

Fale Conosco

SENAI RS - Departamento Regional
Para contato, use o formulário desta página, chat aqui no site, ou ligue 0800 051 8555.

Endereço: Av. Assis Brasil, 8787
Porto Alegre-RS

Se você quiser saber como tratamos os seus dados pessoais, conheça nossa política de privacidade clicando aqui.

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.