O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) inaugurou, nesta quarta-feira (17), o Instituto Senai de Tecnologia de Madeira e Mobiliário, em Bento Gonçalves; e o Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica, em Caxias do Sul. “Na FIERGS escolhemos enfrentar as dificuldades com otimismo, persistência e empreendimentos”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Heitor José Müller,  em seu pronunciamento pela manhã, em Bento Gonçalves. “Nosso compromisso é investir para melhorar a competitividade da indústria e a qualidade de vida dos trabalhadores. Desta forma, estamos construindo um futuro próspero para as próximas gerações com crescimento industrial e empregos dignos”, ressaltou.

As unidades integram a rede nacional composta por 25 institutos de inovação (dois no Rio Grande do Sul) e 60 institutos de tecnologia (seis no RS) e que desenvolvem soluções com base nas tecnologias existentes para criar novos processos e produtos. Possuem em seu portfólio de serviços consultorias técnicas especializadas, pesquisa e desenvolvimento e serviços laboratoriais. O diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein, destacou que a rede de institutos busca o aumento da competitividade da indústria brasileira e o desenvolvimento de produtos. "A unidade está apta a receber as demandas não só da região e do Estado, mas também do Brasil", disse.

Para o presidente do Conselho Consultivo do Instituto Senai de Tecnologia Madeira e Mobiliário, Henrique Tecchio, o diferencial que há na região, como um polo moveleiro, se dá também pela presença do Senai. "Agora esta transformação e ampliação física e de atendimento nos traz a possibilidade da pesquisa, o que agrega ainda mais", observou.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Costa, que representou o governador José Ivo Sartori, falou da relação entre o Estado e a FIERGS. "Temos uma parceria permanente e buscamos sempre um Estado mais enxuto e uma sociedade com melhor qualidade de vida".

O Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário, com uma área e novos equipamentos para ensaios de durabilidade, estabilidade e ergonomia, ampliou sua capacidade de prestar serviços nestas áreas, além de oferecer novos serviços para ensaios em gás análise e químicos de superfície. A assessoria tecnológica e de inovação conta com máquinas CNC para prototipagem e usinagem de superfícies complexas, além de softwares para desenvolvimento e melhoramento do processo produtivo. A unidade, além de ampliar o atendimento de alunos, também passa a contar com novos cursos técnicos em móveis, eletromecânica e eletroeletrônica, cursos de qualificação e aperfeiçoamento na área de automação industrial, artefatos de couro e estofados e usinagem e tratamento de madeiras.

Mecatrônica
Em Caxias do Sul, o Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica passa a atuar com mais força na prestação de serviços em tecnologia e inovação, por meio do desenvolvimento de processos e produtos, consultoria e serviços especializados para a indústria. Novos prédios e laboratórios foram construídos, possibilitando a ampliação do suporte a outros setores industriais, assim como dobrou a capacidade de atendimento para alunos. A unidade também passa a contar com novos cursos como técnico em Metalurgia, além de outros na área da Construção Civil e Plástico.

O presidente do Conselho Consultivo do IST Mecatrônica, João Cláudio Pante, destacou que a cidade de Caxias do Sul deve muito ao Senai. “Posso assegurar que principalmente o setor metalmecânico da região não seria o que é sem a parceria do Senai. E hoje, damos um passo ainda mais importante com a ampliação deste espaço que passa a atender os setores de plásticos, construção civil e metalurgia”, afirmou.

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado quarta-feira, 17 de Maio de 2017 - 17h17