FIERGS intensifica atividades de promoção comercial no exterior

A articulação da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) em diversas ações de promoção comercial no exterior deverá ser uma das maiores aberturas de oportunidades para as empresas gaúchas. Ao longo de 2017, por meio da Gerência de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Gerex) e do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), a entidade terá uma agenda intensa de atividades que contemplam diferentes setores de produção e que colaboram com empresas que se posicionam com estratégias de internacionalização.

No mês de abril, entre os dias 24 e 28, ocorre uma das mais tradicionais missões empresariais que a FIERGS coordena. O destino é a Feira Industrial de Hannover 2017, na Alemanha. Esta é considerada a maior atividade mundial de tecnologia para a indústria e conta com a parceria da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS). A programação para a Feira de Hannover 2017 terá um detalhamento bastante focado no perfil das empresas brasileiras participantes, como visitas técnicas em grandes companhias alemãs e indicações de eventos paralelos que apontam tendências e inovações.

Na área de alimentos e bebidas, a FIERGS poderá colaborar com as indústrias gaúchas interessadas nas feiras Sial China, em maio, na cidade de Shangai, visando explorar e conhecer mais deste mercado de alto potencial de consumo. Em outubro, a oportunidade se dará por meio da participação em Anuga, evento ícone para o setor, que se realiza a cada dois anos na Alemanha e apresenta as principais tendências de consumo internacional.

Para produtores têxteis e de calçados, em julho, a Feira Colombiamoda poderá abrir portas para mercados latinos. Em 2016, a Rede CIN teve um estande coletivo brasileiro para exposição de produtos e a participação deste ano prevê um formato similar.

Nos segmentos químicos e farmoquímicos, no final de setembro, ocorre a Belleza y Salud, também na Colômbia. Trata-se de uma feira que apresenta muitas oportunidades para novas exportações, não apenas no mercado colombiano, mas também em outros mercados importantes da América Latina.

Para ações multissetoriais, em outubro está mapeada a feira Fihav, em Cuba. E, por fim, a área de tecnologia para a saúde terá oportunidades na Feira Medica, no mês de novembro, em Dusseldorf, na Alemanha. O objetivo é dar continuidade a uma presença cada vez mais ativa do Cluster de Tecnologias para a Saúde do RS neste que é o principal evento internacional para o setor.

Além das feiras, estão previstos encontros de negócios com compradores estrangeiros para os seguintes setores: têxtil e calçados, alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos, químicos e farmoquímicos. Um desses encontros terá uma grande repercussão, ocorrerá na 35ª edição do Encontro Econômico Brasil Alemanha (EEBA 2017), na FIERGS, em Porto Alegre, de 12 a 14 de novembro.

Publicado segunda-feira, 3 de Abril de 2017 - 15h15