Você está aqui

“O Brasil vive um momento de grandes desafios, mas, pela primeira, eu vejo os problemas serem postos na mesa para debate, como a questão fiscal, o problema da previdência, a qualidade e o custo do setor público no Brasil, que onera a sociedade sem entregar os benefícios que ela espera. Quem sabe dessa vez, com esse debate, consigamos enfrentar os grandes problemas e retomar uma trajetória de crescimento sustentável”. A reflexão é do diretor-presidente do Insper, de São Paulo, Marcos Lisboa, um dos ministrantes do Programa de Educação Executiva 2016 do Instituto Euvaldo Lodi do RS (IEL-RS), realizado nesta segunda e terça-feira, no Vila Ventura, em Viamão. O tema desta 7ª edição foi “Contexto Brasil e os Impactos para a Execução da Estratégia”. Lisboa detalhou o cenário econômico e político brasileiro. “Precisamos de uma agenda de produtividade, que permita um ambiente de negócios de estímulo para que as empresas competitivas cresçam, e não a busca de subsídios e privilégios em Brasília”, defendeu. 
 
Outro palestrante foi o economista Roberto Dumas Damas, que promoveu uma reflexão com os participantes em relação à situação econômica, política e geopolítica mundial e à realidade enfrentada pelo Brasil. Foram apresentados panoramas das principais economias, incluindo China, Zona do Euro, Inglaterra, EUA, países da Latam (Brasil, Chile, México, Colômbia e Argentina), Japão, Austrália, Arábia Saudita e Irã, como forma de debater o momento atual e suas perspectivas, pensando em táticas e estratégias para fazer da crise um ambiente para criação de soluções. Em relação à onda de desemprego no Brasil, Damas acredita que somente deve encerrar no terceiro trimestre de 2017. “Hoje, essa é a previsão, daqui a três meses, não sabemos se será a mesma”, explica. Já o estrategista Mário Sérgio Kojima conduziu as dinâmicas e elaboração de cases por parte dos participantes ao longo dos dois dias.  
 
A capacitação mistura palestras, debates e dinâmicas de grupo destinadas a empresários, CEOs e executivos de indústrias. No primeiro dia, o tema foi debater e definir estratégias e o segundo dia teve como foco garantir a execução dessa estratégia. “O curso é muito importante nesse momento em que estamos vivendo tantos desafios, seja em nível de Brasil, ou em nível mundial. E, principalmente, verificar onde as nossas empresas e setores estão inseridos, hoje, para conhecer as dificuldades que teremos nesses próximos anos e as oportunidades que vêm, nesta época, que estamos verificando uma crise muito grave no Brasil e que precisamos buscar alternativas para as nossas empresas”, destacou a diretora administrativo-financeira da Multimóveis, de Bento Gonçalves, Maristela Longhi, participante do programa. 
 
Já o diretor de marca e comunicação da Grendene, Marcius Dal Bo, destacou que “a troca de ideias com representantes de empresas dos mais diferentes setores proporcionada pela capacitação é muito enriquecedora. As realidades são diferentes, mas os problemas e desafios são comuns, é uma grande oportunidade de enxergarmos soluções”.
 
Confira o vídeo:
 
 
Publicado Terça-feira, 8 de Novembro de 2016 - 16h16