Confiança do industrial gaúcho segue negativa em maio

O Índice de Confiança do Empresário Industrial do RS (ICEI-RS) atingiu 38,8 pontos em maio, somando 14 meses de avaliação abaixo dos 50 pontos, o que significa pessimismo. Em relação a abril ficou estável, avançando apenas 0,1 ponto.  “A falta de confiança da indústria gaúcha evidencia a continuidade das imensas dificuldades impostas pela conjuntura econômica. O cenário combina inflação, juros e custos altos, desemprego em elevação e retração da demanda, sem registrar qualquer sinal de mudança”, avaliou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller.

O indicador que avalia a percepção dos empresários sobre as condições atuais segue sendo o componente de pior avaliação. Aos 30,7 pontos em maio, retratou uma situação de piora acentuada nos últimos seis meses. O sentimento de piora predomina com maior intensidade em relação à economia brasileira (22,3 pontos), seguida do cenário gaúcho (23,7 pontos) e da própria empresa (35 pontos).

Com relação às expectativas dos empresários gaúchos para os próximos seis meses, o indicador, que atingiu 42,9 pontos, manteve o nível de pessimismo apontado em abril. O resultado negativo está relacionado, sobretudo, à economia brasileira (32,5 pontos). Para 59,5% dos entrevistados, o panorama econômico do País vai piorar e 34% não esperam mudanças no atual cenário de dificuldades. “O ICEI-RS de maio evidencia um ambiente bastante desfavorável para investimentos e produção, reforçando a tendência de que 2015 será ainda pior do que o ano passado”, alertou Müller.

Elaborado mensalmente pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, o levantamento varia numa escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima de 50 denotam maior otimismo e quanto mais abaixo, pessimismo.

Publicado quarta-feira, 27 de Maio de 2015 - 14h14