Lideranças políticas e empresariais mobilizadas pelo novo aeroporto

É em um terreno de 2,5 mil hectares, a cerca de 30 quilômetros de Porto Alegre, que deverá ser construído o novo aeroporto gaúcho, o 20 de Setembro. O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, sobrevoou a área, localizada no limite entre os municípios de Nova Santa Rita e Portão, nesta segunda-feira (22), acompanhado do governador do Estado, Tarso Genro. No local, manteve um encontro com lideranças políticas e empresariais, entre elas o presidente da FIERGS, Heitor José Müller. "Precisamos de um aeroporto que tenha tamanho para absorver toda a mobilidade que o Mercosul possa gerar", disse o ministro. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DCEA) já realizou um levantamento preliminar. "Vamos solicitar um estudo mais apurado para que tenhamos a segurança que o projeto seja desenhado do ponto de vista da engenharia e também financeiro", revelou.

O presidente da FIERGS citou as vantagens da construção de um novo terminal na área. "Adoraria que o aeroporto fosse aqui, é de longe a melhor localização, tendo em vista o acesso que vamos ter para a nova estrada, a BR-448, a chamada Rodovia do Parque, e pela proximidade com as cidades do interior. Vai facilitar muito para toda esta região do Vale dos Sinos, inclusive da Serra, além do Vale do Taquari. Fica muito mais fácil chegar aqui do que a qualquer outro lugar que se pense ao redor de Porto Alegre. Mas é a aeronáutica, tecnicamente, quem vai decidir", observou Heitor José Müller.

O projeto prevê a construção de duas pistas, uma de 3,2 mil metros e outra de 2,7 mil metros. A previsão da conclusão de toda a obra é entre sete e oito anos. "A movimentação agora passa a ser institucional, tanto do governo federal quanto estadual, para uma definição o mais breve possível", afirmou o governador.

O presidente do Comitê de Estudos Pró-Aeroporto 20 de Setembro e reitor da Unisinos, Marcelo Fernandes de Aquino, convoca a "sociedade civil" para um movimento suprapartidário em torno de uma causa estratégica muito importante para o País. "Seria a conexão do Brasil pela rota polar sul com a Ásia", destacou.

Publicado segunda-feira, 22 de Abril de 2013 - 0h00