Novo modelo de pedágios será primeira pauta dos conselheiros do Cdes em 2013

Foram anunciados na tarde desta terça-feira, no Palácio Piratini, os novos integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes-RS), do governo do Rio Grande do Sul, para a gestão 2013/2014.

A renovação foi de 30% em relação à composição anterior. Do total de 90 integrantes, 27 são mulheres, atingindo 30% de composição feminina do colegiado. O presidente da FIERGS, Heitor José Müller, está entre os participantes. "A FIERGS tem interesse no diálogo e o Conselho é uma voz muito importante para a atividade industrial. É urgente termos melhor infraestrutura, principalmente em razão da concorrência com outros países. Eles estão à nossa frente, pois seus custos são menores. Essa será uma de nossas pautas", afirmou.

A questão dos pedágios será uma das primeiras pautas do conselho neste ano. O grupo vai intermediar sete audiências públicas pelo interior gaúcho para definir detalhes do novo modelo de pedágios, administrados pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), incluindo o valor das tarifas e os serviços oferecidos. O governador Tarso Genro pediu que os conselheiros cobrem mais da administração estadual e verifiquem se os programas e as ações estão chegando à população. "O Conselho deve fazer correções permanentes das políticas de governo e chamar os secretários para que prestem contas do que está em andamento e o que deve ser feito", enfatizou.

O secretário do Cdes, Marcelo Danéris, destacou que mais de 130 propostas apresentadas pelo Conselho nos últimos dois anos foram transformadas em políticas públicas. Entre elas, estão o Pacto Gaúcho pela Educação e o Programa de Irrigação. A primeira reunião da nova composição será no dia 12 de março.

Publicado Terça-feira, 22 de Janeiro de 2013 - 0h00