FIERGS avalia como positivas medidas tributárias anunciadas pelo governo do RS

"As medidas anunciadas são absolutamente importantes e necessárias porque a indústria atravessa um momento muito difícil e precisamos de um fôlego. O governo do Estado dá um sinal claro de que está disposto a contribuir. Na prática, faz isso por meio da redução e postergação de impostos e do alívio no investimento fixo das empresas". A avaliação é do presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller, sobre o conjunto de medidas tributárias anunciadas pelo governador Tarso Genro, nesta quinta-feira (19), no Palácio Piratini.

Direcionadas ao setor industrial, as ações representam desoneração e visam a auxiliar na superação da crise ocasionada pelo efeito da estiagem e pela turbulência internacional que atinge o Brasil e o Rio Grande do Sul.

Entre os setores beneficiados pelas oito medidas anticíclicas, que passam a vigorar por decreto, estão metal-mecânico, máquinas e equipamentos, naval e agroindústria. O objetivo é desonerar totalmente os bens de capital para estimular a produção. O segmento de Máquinas e Equipamentos, por exemplo, terá reduzido o período de apropriação dos créditos dos bens do ativo permanente. Nesta primeira etapa, o prazo cairá de 48 meses para 36. "A diminuição do tempo contribui para a reposição do capital de giro das empresas", destaca Müller.

O presidente da FIERGS avaliou ainda a política tributária unificada para os três Estados do Sul, cuja alíquota passa a ser zero nas vendas interestaduais de suínos vivos e carnes de suínos. A meta é baixar os custos da operação, gerando uma alternativa ao produtor gaúcho. "Uma medida comum aos três Estados é muito elogiável, especialmente neste momento de crise em que vive a suinocultura com embargo russo, por exemplo", disse.

De acordo com o governador Tarso Genro, as propostas são apenas o início de uma série que ainda vai anunciar para proteger a economia do Estado. "Estamos fazendo renúncias de impostos para alavancar a economia gaúcha e vamos monitorar como essas medidas incidirão sobre a nossa produção", afirmou o governador.

Publicado quinta-feira, 19 de Julho de 2012 - 0h00