Sistema FIERGS discute alternativasde desenvolvimento em Santa Rosa

O presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre, foi o palestrante da 104ª edição do Almoço de Ideias, na segunda-feira, promovido pela Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Santa Rosa (Acisap). Durante uma hora, ele falou sobre os cenários da economia no Estado e no mundo.

Um dos principais pontos abordados pelo industrial foi a nova economia do Rio Grande do Sul e a necessidade da região pensar coletivamente numa maneira de se inserir neste contexto. O presidente da FIERGS também ressaltou a importância de se pensar, principalmente, em educação e inovação para combater questões conjunturais, que dificultam o desenvolvimento do setor industrial. "Temos que ter uma visão de futuro. E a base de tudo é a educação. Neste ponto, temos trabalhado muito e acreditamos que não há crescimento sem a interação entre governos, unidades empresariais e universidades", enfatizou Tigre.

Ao final da palestra, o presidente da Acisap, Pedro Paulo Barili, comentou que a presença do presidente do Sistema FIERGS no evento já era solicitada pelos associados há muito tempo. "Com certeza, o que foi falado aqui hoje frutificará em várias cidades de nossa região. É muito importante para nós saber o que pensa a pessoa que lidera o setor industrial do Rio Grande do Sul", argumentou.

REUNIÃO − Após o almoço, o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, participou de uma reunião na sede da Acisap com as principais lideranças empresariais da região. Na pauta, temas como o desenvolvimento econômico conjunto da região e a possibilidade da criação de uma agenda regional para planejar o futuro de toda a Fronteira-Noroeste. "Temos problemas sérios aqui. Um deles é a diminuição demográfica. Pela falta de oportunidades, nossos talentos vão buscar o desenvolvimento em outras regiões do Estado e do País. Este ciclo só se inverterá com mais vigor econômico", disse o vice-presidente regional do CIERGS, Valdir Turra Carpenedo.

Publicado segunda-feira, 13 de Junho de 2011 - 0h00