Embaixadores da Liga Árabe prospectam negócios no Rio Grande do Sul

Representantes do Conselho de Embaixadores da Liga Árabe estiveram na sede da FIERGS, nesta quarta-feira, para tratar da aproximação comercial destes países com o Brasil. Participaram do encontro integrantes do Catar, Tunísia, Egito, Arábia Saudita, Sudão, Iraque, Kwait, Argélia, Síria, Líbano, Marrocos, Omã, Jordânia e do Estado da Palestina.

Na abertura do evento, o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, destacou a importância estratégica da complementaridade do fluxo comercial que envolve estes países e o Brasil. "O cruzamento das exportações do Brasil para o mundo e aqueles itens mais importados pelos países árabes formam uma interessante pauta de oportunidades que podemos trabalhar, que inclui, entre outros setores, construção, alimentos, têxteis, móveis e decoração, e produtos médico-hospitalares", ressaltou.

Para o vice-decano do Conselho dos Embaixadores Árabes, Ramez Zaki, Odeh Goussous, e o secretário geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Abdo Alaby, as perspectivas de crescimento de negócios são animadoras. Ambos fizeram questão de enfatizar os valores negociados entre o Brasil e os países da Liga Árabe. "O saldo comercial brasileiro é de US$ 1,5 bilhão em relação à nossa região, mas em compensação, temos um saldo positivo em relação ao Rio Grande do Sul de quase US$ 600 milhões. Precisamos aumentar a quantidade de itens comercializados, hoje reduzida a poucos produtos", comentou Alaby.

Na reunião de trabalho, foram feitas apresentações detalhadas a respeito da economia do Estado e também dos países representados no encontro.

Publicado Terça-feira, 17 de Maio de 2011 - 0h00